ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Em domingo de chuva, lontra entra e sai de bueiro em condomínio na Capital

Vídeos encaminhados ao Campo Grande News mostram o animal tentando sobreviver nas ruas da cidade

Guilherme Correia | 10/10/2021 11:38


Cena inusitada para moradores do condomínio EcoParque, na Rua Rio Claro, uma lontra saiu e entrou em um bueiro na manhã chuvosa de domingo (10). Por volta das 7h, o morador Celso Henrique Bellinati registrou o animal e encaminhou vídeos ao Campo Grande News.

Segundo ele, o animal estava mexendo na lata de lixo e ele achou que era uma ratazana, inicialmente. “Quando eu vi que era uma ariranha quase morri do coração. Ariranha é de rio, né. Mas fiquei arrepiado de ver a cena, de verdade. Fui criado no meio do Pantanal, já viajei bastante, e fiquei muito impressionado.”

A bióloga e pesquisadora Bruna Castro explica ao Campo Grande News que o animal visto no vídeo possivelmente é uma lontra, já que ariranhas são maiores, mais agressivas, e costumam viver em regiões com menor presença de humanos. "Algumas espécies têm hábito de viver próximas das civilizações, são bem adaptáveis, contanto que tenham disponível algum corpo d'água (rio, lago) para se alimentar e se reproduzir."

Castro diz que ela pode estar usando o bueiro como uma proteção, assim como faz na natureza, quando cava buracos no chão. "Elas têm o hábito natural de cavar buracos e encontrar ambientes fechados para se protegerem".

No entanto, a pesquisadora ressalta que ela estar fora do habitat natural pode indicar a perda do mesmo. Ou seja, a redução de florestas e demais ambientes naturais. "Podem ser inúmeros fatores, ela pode ter sido vista saindo do bueiro porque está perdendo habitat natural. Por poluição no rio, ou as chuvas podem ter descido ela pela correnteza."

Para o caso de avistamento de espécies selvagens ou silvestres, a recomendação é sempre acionar a PMA (Polícia Militar Ambiental) ou Corpo de Bombeiros Militar.

Nos siga no Google Notícias