Em MS, temperaturas foram ao extremo, variando de -0,7ºC a 39ºC em agosto
Rajadas de vento superaram os 100 km/h em município

Mato Grosso do Sul teve extremos de temperatura em agosto, em diferentes cidades. Enquanto Rio Brilhante registrou a mínima de -0,7°C no dia 10, Pedro Gomes chegou à máxima de 39°C no dia 31. Os números constam no balanço mensal divulgado hoje (3) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul registrou temperaturas extremas em agosto, variando de -0,7°C em Rio Brilhante a 39°C em Pedro Gomes, segundo dados do Cemtec. Rajadas de vento atingiram 100,4 km/h em Bonito, enquanto Paranhos sofreu com vendaval que desabrigou moradores. A umidade relativa do ar chegou a preocupantes 10% em Sonora e Cassilândia. Em relação às chuvas, 43 dos 55 pontos monitorados registraram índices abaixo do esperado, com destaque para Campo Grande, com déficit de 56%. Mundo Novo teve o maior volume, com 97 mm. Apesar de uma atenuação da seca em relação a julho, principalmente nas regiões pantaneira e norte, as regiões sul e leste ainda enfrentam seca fraca a moderada.
Outro dado que chama a atenção é a velocidade que rajada de vento atingiu no município de Bonito: 100,4 km/h. A marca foi registrada em 20 de agosto, mesmo dia em que a cidade abriu seu tradicional Festival de Inverno. A prefeitura não registrou transtornos. Por outro lado, vendaval nessa data deixou moradores de Paranhos desabrigados e interditou rodovia. A distância entre uma cidade e outra é de mais de 400 km.
- Leia Também
- Setembro poderá ter chuva até 50 mm acima da média em região de MS
- Após vendaval de 82 km/h, 30 famílias estão abrigadas em escola de Paranhos
Outro destaque foi a umidade relativa do ar ter ficado em 10% nos municípios de Sonora e Cassilândia nos dias 10 e 22 de agosto, respectivamente. Esse nível é de alerta para a saúde humana e exige cuidados redobrados com crianças e idosos.

Quanto às chuvas, dos 55 pontos monitorados no Estado atualmente, 43 registraram valores abaixo do esperado e 12 registraram valores acima do esperado. O maior volume foi observado em Mundo Novo, com um total acumulado de 97 mm, 36% maior que a média histórica para o período.
Já Campo Grande foi um dos municípios com déficit de chuva em relação aos dados históricos. A precipitação ficou 56% abaixo do esperado.
O maior desvio das chuvas ocorreu em Porto Murtinho. O município não registrou precipitação, enquanto o esperado era de 34 mm ao menos.
Seca - O balanço mensal do Cemtec também informa que houve uma atenuação das condições de seca no Estado em comparação ao mês de julho, principalmente nas regiões pantaneira e norte.
Ainda assim, a situação continua sendo de seca fraca a moderada nas regiões sul e leste, com valores característicos de déficit de precipitação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.