ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 11º

Meio Ambiente

Entre as 10 cidades mais secas do país, 9 estão em MS

Liderando o ranking nacional de secura, Jardim registrou uma umidade de apenas 18%; ideal é entre 60% e 80%

Por Mylena Fraiha | 22/06/2024 13:49
Com tempo seco, pó de terra sobe em estrada sem asfalto no Nova Lima, na Capital (Foto: Alex Machado)
Com tempo seco, pó de terra sobe em estrada sem asfalto no Nova Lima, na Capital (Foto: Alex Machado)

Nove cidades de Mato Grosso do Sul ficaram entre os 10 municípios mais secos do Brasil com umidade relativa do ar abaixo dos 23%, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Liderando o ranking nacional de secura, Jardim, a 236 km de Campo Grande, registrou uma umidade de apenas 18%. Logo atrás, com 19%, aparecem Amambai, Aquidauana, Coxim, Sonora e Barretos (SP).

Com umidade de 20%, Nhumirim (região de Corumbá) e Porto Murtinho também figuram na lista, seguidas por Ivinhema e Miranda, ambas com 21%. Fechando a lista das dez cidades mais secas, Barra Bonita (SP) registrou 22% de umidade. O dados são de sexta-feira (21), divulga neste sábado (22).

Campo Grande também enfrenta baixa umidade, figurando na 16ª posição com 23%. Além disso, o alerta do Inmet destaca que 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta amarelo de baixa umidade, com índices variando entre 20% e 30% no período das 12h às 19h deste sábado.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a umidade relativa do ar esteja entre 60% e 80%. Índices abaixo de 30% já são considerados preocupantes e configuram uma situação de alerta, enquanto taxas inferiores a 20% são classificadas como emergenciais.

Com a umidade relativa do ar tão baixa, a população deve tomar precauções para evitar problemas de saúde. Especialistas aconselham a ingestão abundante de líquidos, a evitar atividades físicas intensas durante as horas mais secas e a evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias