ACOMPANHE-NOS    
JULHO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Escadaria da Gruta do Lago Azul começará a ser construída nas próximas semanas

Por Paulo Fernandes | 13/06/2011 21:03
Escadarias serão construídas com pedras da própria região (Foto: Conde/ Bonito Informa)
Escadarias serão construídas com pedras da própria região (Foto: Conde/ Bonito Informa)

As obras na Gruta do Lago Azul, um dos cartões postais de Mato Grosso do Sul, terão início nas próximas semanas, segundo o site Bonito Informa. Serão construídos escadarias e banheiros.

As escadarias terão formato circular e serão construídas com pedras da própria região, semelhantes às existentes na gruta.

Com duração estimada de 120 dias, sem contar o período de 3 meses para corte e preparação das pedras, as obras não interromperão às visitas.

Os objetivos principais das mudanças são garantir maior segurança durante o trajeto e possibilitar que os grupos entrem por uma extremidade e saiam por outra, facilitando o trânsito no interior do local. Hoje, existe apenas um caminho para entrar e sair da gruta.

O projeto foi elaborado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e, segundo o site Bonito Informa, conta com a aprovação “de todos os órgãos responsáveis”.

No valor de R$ 321 mil, as obras foram autorizadas pela Câmara Municipal de Bonito em abril do ano passado.

A obra de restauração e conservação é responsabilidade da empresa Project Tecnologia de Construção Ltda, vencedora da licitação.

Uma oficina de calcetaria será feita para qualificar 10 pessoas envolvidas diretamente na obra. Serão ensinadas técnicas de corte e encaixe de pedras sem o uso de cimento.

O curso, com duração de seis meses, será ministrado pelo técnico Hamilton Martins de Souza, de Pernambuco.

A oficina foi contratada pelo valor total de R$ 101.786,10 e fornecerá as pedras a serem utilizadas nas novas escadarias, previamente moldadas.