ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Escadaria da Gruta do Lago Azul começará a ser construída nas próximas semanas

Paulo Fernandes | 13/06/2011 21:03
Escadarias serão construídas com pedras da própria região (Foto: Conde/ Bonito Informa)
Escadarias serão construídas com pedras da própria região (Foto: Conde/ Bonito Informa)

As obras na Gruta do Lago Azul, um dos cartões postais de Mato Grosso do Sul, terão início nas próximas semanas, segundo o site Bonito Informa. Serão construídos escadarias e banheiros.

As escadarias terão formato circular e serão construídas com pedras da própria região, semelhantes às existentes na gruta.

Com duração estimada de 120 dias, sem contar o período de 3 meses para corte e preparação das pedras, as obras não interromperão às visitas.

Os objetivos principais das mudanças são garantir maior segurança durante o trajeto e possibilitar que os grupos entrem por uma extremidade e saiam por outra, facilitando o trânsito no interior do local. Hoje, existe apenas um caminho para entrar e sair da gruta.

O projeto foi elaborado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e, segundo o site Bonito Informa, conta com a aprovação “de todos os órgãos responsáveis”.

No valor de R$ 321 mil, as obras foram autorizadas pela Câmara Municipal de Bonito em abril do ano passado.

A obra de restauração e conservação é responsabilidade da empresa Project Tecnologia de Construção Ltda, vencedora da licitação.

Uma oficina de calcetaria será feita para qualificar 10 pessoas envolvidas diretamente na obra. Serão ensinadas técnicas de corte e encaixe de pedras sem o uso de cimento.

O curso, com duração de seis meses, será ministrado pelo técnico Hamilton Martins de Souza, de Pernambuco.

A oficina foi contratada pelo valor total de R$ 101.786,10 e fornecerá as pedras a serem utilizadas nas novas escadarias, previamente moldadas.

Nos siga no Google Notícias