ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Estado cria comitê executivo para coordenar ações contra mudanças climáticas

Grupo vai propor estratégias integradas entre órgãos públicos e privados para reverter efeitos do clima

Por Ângela Kempfer | 10/10/2025 07:55
Estado cria comitê executivo para coordenar ações contra mudanças climáticas
Mato Grosso do Sul cria comitê para fortalecer ações contra mudanças climáticas. (Foto: Paulo Francis)

O Governo de Mato Grosso do Sul criou o Comitê Executivo do Proclima, responsável por coordenar as ações e programas ligados ao Plano Estadual de Mudanças Climáticas. A medida foi oficializada por Resolução publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (9).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu o Comitê Executivo do PROCLIMA, órgão responsável por coordenar ações e programas do Plano Estadual de Mudanças Climáticas. O grupo terá poder deliberativo para definir diretrizes e metas, além de supervisionar o Programa Jurisdicional de REDD+. O comitê será composto por representantes da Semadesc, Sema e três conselhos estaduais, com reuniões trimestrais abertas a instituições convidadas. Entre suas atribuições estão o acompanhamento de ações climáticas, proposição de estratégias integradas e garantia da participação social de comunidades tradicionais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, o comitê terá papel deliberativo, ou seja, poderá definir diretrizes, metas e medidas práticas para execução do Proclima e do Programa Jurisdicional de REDD+, que trata da redução de emissões por desmatamento e degradação florestal.

Entre as principais atribuições do grupo estão acompanhar ações de mitigação e adaptação climática, propor estratégias integradas entre órgãos públicos e privados, e garantir participação social de comunidades tradicionais, povos originários e agricultores familiares.

O comitê também será responsável por acompanhar o funcionamento do Fundo Proclima, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul e por manter alinhamento técnico com a Comissão Nacional para REDD+ (Conaredd+), ligada ao Governo Federal.

A composição do colegiado inclui representantes da própria Semadesc, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) e de três conselhos estaduais: o Conselho de Controle Ambiental, o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar e o Conselho dos Direitos dos Povos Originários

As reuniões serão trimestrais e abertas à participação de outras instituições convidadas, sem direito a voto. As atas e deliberações deverão ser publicadas em meio eletrônico oficial, garantindo transparência e acesso público.

A resolução também determina que o comitê observe as regras das Políticas Nacional e Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa e as Salvaguardas de Cancún, que estabelecem critérios internacionais de transparência e respeito aos direitos socioambientais.