ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Exame diz que onça fujona está saudável, mas soltura ainda não tem definição

Marta Ferreira | 01/04/2011 14:37

Está saudável a onça-pintada que no ano passado fugiu duas vezes do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, o que aumenta as possibilidades de que ela mesmo solta na natureza. O Centro recebeu esta semana o último exame que faltava para atestar que, caso vá para o ambiente natural, o bicho não leve doenças perigosas para outros animais silvestres.

O teste em questão, feito em um laboratório de Curitiba, detectou que a onça não contraiu, no período em que esteve fugitiva, dois vírus que são comuns em gatos, o FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e o FelV (da Leucose Felina). Cerca de 15% dos gatos doentes costumam apresentar esses vírus e se a onça estivesse com algum deles, não poderia ir para a natureza dado o risco de contaminar animais selvagens.

O coordenador do Cras, Elson Borges, informou que o resultado deu negativo e que, agora, fica faltando a chegada do rádio-colar que permite o monitoramento da onça via satélite para que a soltura dela possa ser concretizada.

Conforme Elson, a palavra final será do Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), órgão ligado ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), também responsável pelo fornecimento do colar.

Se o animal for de fato solto, será na Bacia do Paraná, de onde é originária.

Sobre a região onde o animal deverá ser solto Elson Borges informou que deverá ser na Bacia do Rio Paraná, onde foi encontrada.

A explicação do Cras é que, como a onça veio dessa região, não pode ser reintroduzida na natureza em outra parte do estado, para evitar misturas genéticas. A onça foi encontrada ainda filhote, em uma propriedade de Água Clara.

Onça, recapturada após duas fugas, está saudável, segundo exames realizados.  (Foto: João Garrigó)
Onça, recapturada após duas fugas, está saudável, segundo exames realizados. (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias