ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Fogo não dá trégua e, junto com a estiagem, cenário no Pantanal é de devastação

Corumbá concentra 67% dos focos registrados neste ano em Mato Grosso do Sul

Gabriel Neris | 25/08/2020 16:00


Seca predomina na Serra do Amolar (Foto: Direto das Ruas)
Seca predomina na Serra do Amolar (Foto: Direto das Ruas)

A massa de ar frio, acompanhado de chuva, que passou por Mato Grosso do Sul praticamente não fez efeito no Pantanal. As queimadas continuam e se concentram em três locais, entre eles a Serra do Amolar, onde o cenário é de devastação, e também os fundos do Parque Nacional do Pantanal, já no Estado vizinho.

De acordo com o coronel Ângelo Rabelo, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), a velocidade dos ventos registrada nesta terça-feira (25) foi de 70 km por hora, ajudando a propagar os focos de calor na vegetação.

Os focos também se concentram no Paiaguás, uma das sub-regiões do Pantanal sul-mato-grossense, e também aos fundos do Parque do Pantanal, em Mato Grosso.

“Não choveu aqui [em Corumbá] nem no Mato Grosso. No norte continua crítico”, descreve o coronel.

Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Corumbá ainda é o município com mais focos de calor no ano, com 4.062 registros, entretanto o município não apareceu na lista com mais queimadas nas últimas 48 horas.

Corumbá concentra 67% dos focos registrados neste ano em Mato Grosso do Sul. O Estado soma 6.066 queimadas, atrás de Mato Grosso, Pará e Amazonas, aumento de 43% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O governo de Mato Grosso do Sul calcula que o fogo já consumiu área correspondente a 12% da vegetação, sendo 704 mil hectares no Pantanal sul-mato-grossense e mais 583 mil hectares em Mato Grosso. Estruturas de combate a incêndios foram montadas em usinas de cana-de-açúcar e florestadas plantadas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) não prevê chuva para os próximos dias. A expectativa é de céu com poucas nuvens e temperatura chegando aos 41ºC.

Nos siga no Google Notícias