ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
ABRIL, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Fundador da Onçafari diz que compra de áreas freia desmate

Mario Haberfeld detalha modelo em que ONG amplia corredores ecológicos no Pantanal e conecta 430 mil hectares

Por Inara Silva | 12/04/2026 17:32
Fundador da Onçafari diz que compra de áreas freia desmate
Vista aérea de área alagada no Pantanal de MS (Foto: GovMS)

A criação de corredores ecológicos no Pantanal tem avançado como uma nova estratégia de conservação ambiental e já conecta cerca de 430 mil hectares no bioma. A iniciativa é liderada pela ONG Onçafari, que aposta na compra de áreas privadas e no engajamento de proprietários rurais para preservar regiões consideradas estratégicas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A ONG Onçafari lidera a criação de corredores ecológicos no Pantanal, conectando cerca de 430 mil hectares por meio da compra de fazendas em risco de desmatamento e do engajamento de proprietários rurais. A iniciativa criou a Aliança 5P para conciliar conservação e pecuária, protegendo espécies como a onça-pintada e combatendo a fragmentação de habitat causada pelo desmatamento e mudanças climáticas.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, na edição deste domingo, o fundador da organização, Mario Haberfeld, explicou que o modelo parte da aquisição de fazendas com alto grau de preservação, mas sob risco de desmatamento. Um dos exemplos citados é a área conhecida como Santa Sofia, vizinha à pousada Caiman, no Pantanal em Miranda, que poderia ter até 55% da vegetação suprimida dentro da lei, caso fosse destinada à pecuária.

Segundo Haberfeld, a compra da área evitou o desmate e deu início à formação de um corredor ecológico na região. A partir dessa base, a estratégia consiste em envolver propriedades vizinhas, ampliando a área contínua de conservação e formando grandes blocos preservados.

Fundador da Onçafari diz que compra de áreas freia desmate
Fundador da ONG Onçafari, Mario Haberfeld. (Foto: SOS Pantanal)

O fundador explicou ao jornal que, para viabilizar o projeto, foi criada a Aliança 5P (Pantanal, Preservação, Parcerias, Pecuária e Produtividade), que reúne proprietários e investidores interessados em conciliar conservação ambiental e atividade econômica. Segundo Haberfeld, a proposta não é se opor à pecuária, mas reconhecer que determinadas áreas têm vocação prioritária para preservação.

Além da proteção da fauna e flora, os corredores ecológicos são considerados essenciais para a sobrevivência da onça-pintada, espécie símbolo do bioma. Como predador de topo da cadeia alimentar, o animal depende de grandes territórios contínuos e de um ecossistema equilibrado para se manter.

Ainda conforme o fundador da ONG, a iniciativa busca criar um efeito multiplicador, estimulando outros proprietários a aderirem ao modelo de conservação. A expectativa é que a formação desses corredores ajude a conter a fragmentação do habitat e fortaleça a resiliência do Pantanal diante de pressões como desmatamento e mudanças climáticas.

Fundador da Onçafari diz que compra de áreas freia desmate
Onças no topo da árvores são habituadas com turistas (Foto: Eduardo Fragoso)

Mario Haberfeld explicou que o trabalho realizado na Fazenda Caiman pela Onçafari envolve a chamada habituação das onças-pintadas, um processo em que os animais se acostumam à presença de veículos e pessoas sem se sentirem ameaçados. Segundo ele, a técnica não tem relação com domesticação ou oferta de alimento, mas sim com a repetição controlada de situações em que a onça percebe que os safáris não representam risco, passando a agir de forma natural. Com isso, é possível observar os animais em seu comportamento típico, ao mesmo tempo em que se fortalece o ecoturismo na região.

Hoje, a organização mantém dezenas de bases de conservação no país e atua diretamente na proteção de grandes áreas naturais, além de influenciar milhões de hectares por meio de parcerias. A expansão dos corredores ecológicos é apontada por Haberfeld como uma das principais frentes para garantir a preservação do bioma a longo prazo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.