ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Governo apresenta projeto para revitalização do solo e bacia do Taquari

Grupo visitou o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari para aprovar o projeto de recuperação ambiental

Gabriel Neris | 14/06/2021 09:11
Secretário Jaime Verruck observa de longe erosão em parque (Foto: Semagro)
Secretário Jaime Verruck observa de longe erosão em parque (Foto: Semagro)

O governo do Estado está perto de tirar do papel projeto de revitalização do solo e da bacia do rio Taquari. O projeto prevê recuperação de 57 hectares de área degradada com plantio de mudas e a intenção é a de seja replicado em toda a bacia do Taquari, reduzindo os efeitos da erosão no solo, na recomposição de matas ciliares e também na recuperação do rio.

O titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, e o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, estiveram com o vice-presidente de Negócios e Varejo da Caixa Econômica, Celso Leonardo, e com integrantes do programa Caixa Florestas.

O grupo visitou o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari para aprovar o projeto de recuperação ambiental junto ao Programa Águas Brasileiras, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A equipe percorreu duas bases do parque e os canyons localizados na Unidade de Conservação do Imasul.

Um edital foi aberto para empresas privadas colaborarem com projetos de revitalização das bacias hidrográficas, entre eles a do rio Taquari.

Segundo o representante da Caixa, a instituição financeira tem a disposição R$ 150 milhões por ano para todos os parques do país através do projeto Caixa Florestas.

“Ainda não há previsão orçamentária da Caixa para o Taquari. Temos que ter essa matemática de pegar todos os orçamentos e qualificar todos os parques que a gente visitou para analisar. A área responsável vai receber os nossos relatórios e vimos muita consistência [no projeto do Taquari] e vamos dar prosseguimento no processo para efetivar. A previsão é de que a análise seja concluída até o final do ano”, aponta Celso Leonardo.

Nos siga no Google Notícias