ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Governo Federal decide manter o horário de verão a partir de outubro

Marta Ferreira | 25/09/2017 13:25

O horário de verão, previsto para começar em 15 de outubro, vai ser mantido pelo Governo Federal. Segundo informou o portal G1, Lauro Jardim, a decisão foi confirmada pelo ministro Fernando Coelho Filho, das Minas e Energia.

Um estudo realizado indica que a adoção do horário de verão para gerar economia de energia no Brasil não se justifica mais, segundo avaliação do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

"A avaliação é que, sob a perspectiva do setor elétrico, o horário de verão não se justifica", disse Rufino, na semana passada.

Mas, de acordo com o ministro, o pais passa por mais um ano de chuvas fracas, com redução do armazenamento de água nas represas das hidrelétricas, forçando medidas como o aumento da importação de energia do Uruguai e início da importação da Argentina. Diante disso, mesmo que pequena a economia de energia proporcionada pelo horário de verão pode ajudar o sistema elétrico nacional.

Segundo informações divulgadas pela Agência Brasi, estudos sobre a viabilidade da manutenção do horário de verão, que abrange nove estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal (Brasília), apontam para o fato de que a adoção da hora adiantada não resulta mais em economia de energia, uma vez que a temperatura é quem determina o maior consumo de energia e não a incidência da luz durante o dia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), atualmente os picos de consumo ocorrem no horário entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h.

Nos siga no Google Notícias