A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

25/09/2017 13:25

Governo Federal decide manter o horário de verão a partir de outubro

Marta Ferreira

O horário de verão, previsto para começar em 15 de outubro, vai ser mantido pelo Governo Federal. Segundo informou o portal G1, Lauro Jardim, a decisão foi confirmada pelo ministro Fernando Coelho Filho, das Minas e Energia.

Um estudo realizado indica que a adoção do horário de verão para gerar economia de energia no Brasil não se justifica mais, segundo avaliação do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

"A avaliação é que, sob a perspectiva do setor elétrico, o horário de verão não se justifica", disse Rufino, na semana passada.

Mas, de acordo com o ministro, o pais passa por mais um ano de chuvas fracas, com redução do armazenamento de água nas represas das hidrelétricas, forçando medidas como o aumento da importação de energia do Uruguai e início da importação da Argentina. Diante disso, mesmo que pequena a economia de energia proporcionada pelo horário de verão pode ajudar o sistema elétrico nacional.

Segundo informações divulgadas pela Agência Brasi, estudos sobre a viabilidade da manutenção do horário de verão, que abrange nove estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal (Brasília), apontam para o fato de que a adoção da hora adiantada não resulta mais em economia de energia, uma vez que a temperatura é quem determina o maior consumo de energia e não a incidência da luz durante o dia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), atualmente os picos de consumo ocorrem no horário entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h.

Governo confirma que vai ouvir sociedade sobre horário de verão
A adoção do horário de verão para gerar economia de energia no Brasil não se justifica mais. A avaliação é do diretor-geral da Agência Nacional de En...
Governo fará enquete sobre o fim do horário de verão
A continuidade da aplicação do horário de verão será uma decisão da Presidência da República. Após a conclusão de estudos que mostram que o horário d...
Horário de verão gerou economia de R$ 159 milhões com redução do uso de térmicas
O horário de verão deste ano possibilitou uma economia de R$ 159,5 milhões, decorrentes da redução do acionamento de usinas térmicas durante o períod...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions