ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Governo não pretende suspender programa cota zero, diz secretário

MPF pediu a suspensão do decreto de forma temporária até que seja feito um estudo mais apurado sobre o tema

Leonardo Rocha | 05/11/2019 09:32
Fiscalização da PMA em rio do Estado; regras para pesca amadora e desportiva vão mudar a partir de 2020 (Foto: PMA/Divulgação)
Fiscalização da PMA em rio do Estado; regras para pesca amadora e desportiva vão mudar a partir de 2020 (Foto: PMA/Divulgação)

O governo estadual não pretende suspender o decreto que institui o programa “cota zero”, em Mato Grosso do Sul, mesmo após a recomendação do MPF-MS (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul) em Corumbá, que pediu a suspensão temporária das regras, até que seja feito um estudo mais apurado sobre o tema.

Foi o que informou ao Campo Grande News, o secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, que está acompanhando todo este processo (cota zero), desde o início.

“Não pretendemos suspender (decreto), vamos fazer uma avaliação sobre as recomendações apresentadas e dentro do prazo estabelecido, iremos enviar as devidas respostas e justificativas”, disse Senna. Ele ainda adiantou que o setor pesqueiro está em boas condições, tanto que neste ano já foram emitidas 86 mil carteiras para pesca amadora. “Já são quase 20 mil a mais do que no ano anterior”, descreveu.

O programa “cota zero” prevê a proibição de transporte de peixes, por pescadores amadores, a partir de janeiro de 2020. Hoje está em vigor algumas regras intermediárias, como o aval para se levar um exemplar (peixe) e mais cinco kg de pescado. A justificativa do governo é que tais medidas vão “repovoar” os rios do Estado e ainda incentivar a pesca esportiva, conhecida como “pesque e solte”.

Recomendação - O MPF em Corumbá pediu que o governo estadual suspenda temporariamente os efeitos do decreto, que regulamenta a pesca pelo sistema de cota zero, ainda sugerindo que haja mais pesquisas sobre o tema e um debate mais amplo com todos os setores envolvidos. Também cita que as medidas podem “impactar” as atividades dos pescadores profissionais artesanais.

Ainda se propôs a realização de estudos que permitam estimular a pesca e de peixes considerados “menos nobres”, como a piranha. O Ministério deu um prazo até o dia 5 de novembro, prorrogável por 30 dias, para o governo estadual informar se acatou a recomendação, parcial ou integralmente.

Nos siga no Google Notícias