ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Ibama flagra soja transgênica no entorno de parque da divisa de MS e GO

Marta Ferreira | 31/01/2011 17:10

Plantio é proibido e produtor foi multado

Testes deram positivo para soja transgênica no entorno do Parque Nacional das Emas, na divisa de MS com Goiás. (Foto: Divulgação)
Testes deram positivo para soja transgênica no entorno do Parque Nacional das Emas, na divisa de MS com Goiás. (Foto: Divulgação)

Fiscalização realizada pelo Ibama flagrou soja transgênica sendo cultivada no entorno do parque Nacional das Emas, que fica em Mato Grosso do Sul e Goiás.

Segundo o órgão divulgou, a propriedade com 276 hectares de soja transgênica fica localizada na chamada zona de amortecimento do parque no município de Costa Rica na área sul-mato-grossense. O proprietário foi multado em 226 mil reais.

Outras quatro propriedades foram autuadas e multadas por armazenamento incorreto de embalagens de agrotóxico.Além disso, duas fazendas foram notificadas pelas equipes de fiscalização. Ao todo foram lavrados 5 autos

de infração e duas notificações e as multas totalizaram R$261.872,00 reais.

O cultivo de variedades transgênicas é proibido numa faixa de 100 metros para o milho, 500 metros para a soja e 800 metros para o algodão no entorno de unidades de conservação integral, como é o caso do Parque Nacional das Emas. Esses limites ficam dentro da zona de amortecimento do parque, que nesse caso é de 10 km ao redor da unidade.

O parque se localiza ao norte do estado de Mato Grosso do Sul na divisa com Goiás e Mato Grosso. A maior parte do território do parque fica no Estado de Goiás. A fiscalização, realizada por equipes dos dois estados, percorreu uma estrada vicinal que margeia o parque no Estado de Goiás, nos municípios de Chapadão do Céu e Mineiros e nos municípios de Costa Rica e Alcinópolis. no lado sul-matogrossense

Foram fiscalizadas 16 propriedades só do lado de Mato Grosso do Sul e inúmeras no lado goiano. O cultivo de variedades transgênicas é proibido numa faixa de 100 metros para o milho, 500 metros para a soja e 800 metros para o algodão no entorno de Unidades de Conservação Integral como é o caso do Parque Nacional das Emas. Esses limites ficam dentro da zona de amortecimento do parque que nesse caso é de 10 km ao redor da unidade.

Com essa medida, a área técnica do Ibama quer proteger a biodiversidade existente nessas unidades de preservação e o cultivo de materiais geneticamente modificados pode ameaçar a riqueza de fauna e flora existentes na natureza nessas regiões.

Nos siga no Google Notícias