ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Incêndios devastam 6 mil hectares de vegetação em apenas dois dias no Pantanal

Trabalho de combate às chamas deve continuar nesta terça-feira (21)

Adriano Fernandes | 20/07/2020 21:45


Cerca de 6 mil hectares de vegetação nativa foram devastas por incêndios entre este ultimo domingo (19) e esta segunda-feira (20), na região pantaneira de Corumbá, cidade que fica a 419 quilômetros de Campo Grande.

Durante todo o dia, militares do Corpo de Bombeiros concentram os trabalhos na região do Itajiloma, distante 10 quilômetros do perímetro urbano da cidade. O deslocamento durou quase uma hora e foi feito pelo leito do Rio Paraguai, contra-corrente. Em solo os bombeiros ainda precisaram percorrer mais 400 metros a pé em área alagadiça de difícil acesso, até chegar no foco do incêndio.

Chamas consumindo vegetação rasteira da região. (Foto: Bombeiros)
Chamas consumindo vegetação rasteira da região. (Foto: Bombeiros)

Cerca de mil hectares já foram devastadas no Itajiloma e o combate deve continuar nesta terça-feira (21). Já no domingo o fogo devastou outras 5 mil hectares em outro ponto a 60 quilômetros de Corumbá e que também fica à margem do Rio Paraguai, na região conhecida como Maracangalha.

Conforme os militares do 3° Grupamento de Bombeiros Militar, a área estava sendo monitorada por satélite. Ao ser notada intensidade de pontos de calor, uma equipe de pronto atendimento foi encaminhada ao local para extinguir os focos de incêndio.

Nas imediações do incêndio há uma propriedade rural que não foi afetada pelas chamas,  graças a presença de aceiros que haviam sido construídos na propriedade. O incêndio contornou o perímetro do aceiro, através da vegetação rasteira e arbustos.

Outros pontos de incêndio em vegetação estão sendo monitorados tanto por satélite quanto pela presença física das equipes do 3° GBM.


Nos siga no Google Notícias