ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Inverno começa às 5h14 desta terça-feira com temperaturas altas

Na estação, diferença entre a temperatura mínima e máxima deve ultrapassar 15ºC ao longo do dia

Liana Feitosa | 20/06/2022 19:05
Inverno deve ter frentes frias rigorosas, mas clima fica principalmente seco e quente durante o dia. (Foto: Paulo Francis / Arquivo)
Inverno deve ter frentes frias rigorosas, mas clima fica principalmente seco e quente durante o dia. (Foto: Paulo Francis / Arquivo)

A estação mais fria do ano começa oficialmente às 5h14, do horário de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (21). De acordo com prognóstico da meteorologia, os 94 dias de inverno devem ser marcados por declínios significativos de temperatura com episódios de nevoeiros e geadas no centro-sul do Estado, principalmente nas regiões mais baixas e serranas. Isso deve ocorrer principalmente nos primeiros 30 dias da estação.

De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, em Campo Grande o mês de agosto e o início de setembro serão de pouca chuva e há possibilidade de períodos que ultrapassem 30 dias de estiagem sem registro de chuva ou com pouca precipitação.

Com isso, o ar ficará seco, com umidade relativa muito baixa, em torno dos 20%. Em média, no inverno, chove cinco vezes menos que no verão. Esse cenário favorece a formação de poeira e, inclusive, a ocorrência de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar.

A amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, deve ser grande, ultrapassando os 15ºC ao longo do mesmo dia. Os termômetros podem registrar mínimas de 5ºC.

Mas, em cidades como Campo Grande, Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Aquidauana e Corumbá, podem registrar temperatura máxima acima de 30ºC durante o dia durante essa estação, mesmo sendo a mais fria do ano. Segundo o meteorologista, isso acontece por causa de bloqueios atmosféricos fortalecidos por massas de ar quentes e secas.

A estação termina no dia 22 de setembro, às 21h04 do horário de MS.

Nos siga no Google Notícias