Jovem representa MS em evento internacional de liderança climática
Khayo Bispo integrou grupo de 75 jovens de vários países e voltou motivado a ampliar projetos no Estado
O estudante Khayo de Paulo Bispo, 20 anos, do 6º semestre de Engenharia Ambiental da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), foi um dos 50 jovens brasileiros selecionados entre mais de 500 inscritos para o Generation Earthshot: Leadership Programme, realizado no Rio de Janeiro, paralelo à Cúpula do The Earthshot Prize.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O evento reuniu 75 jovens de vários países da Ásia, África e de todas as regiões do Brasil. Foi a primeira viagem sozinho e a primeira vez no Rio.
“No começo, bateu a ansiedade porque eu estava representando o Mato Grosso do Sul num evento internacional. Mas voltei ainda mais motivado para continuar na área ambiental”, conta Khayo, que se conectou com jovens de Singapura, China, Laos, África do Sul e do Norte do País.
A seleção foi divulgada no fim de outubro e avaliou propósito, visão, valores e histórico de atuação. Durante quatro dias, de 2 a 6 de novembro, os participantes tiveram masterclasses, oficinas e acesso a momentos exclusivos da Cúpula. Khayo também participou de palestra com o ex-jogador Cafu, encontrou o presidente do Observatório da Juventude, Daniel Calarco, e teve a oportunidade de conhecer o príncipe William.
Nascido em São Paulo e morador de Campo Grande desde os 3 anos, Khayo sempre se aproximou da educação ambiental. Na UFMS, entrou no Enactus, grupo que desenvolve projetos de empreendedorismo social em comunidades vulneráveis. Atuou em ações de produção sustentável de alimentos por meio de aquaponia na região norte da Capital, no projeto de reciclagem e logística reversa com arrecadação de vidro e em atividades de educação ambiental que capacitaram 247 estudantes. Também participou do projeto Pantamel, que valoriza a produção de mel no Estado.
Ex-líder de projetos do Enactus Campo Grande, hoje ele atua como mentor nacional e auxilia o grupo do Rio de Janeiro.
De acordo com Khayo, a principal lição do encontro foi perceber que iniciativas locais podem gerar impacto global. “Voltei com novas ideias para melhorar os projetos. O que mais trouxe foram as experiências e a certeza de que é possível transformar a comunidade onde vivemos”, afirma.
O programa é realizado em parceria com a Common Purpose e o YCL (Youth Climate Leaders), com apoio da Temasek Foundation e TPC (Tsao Pao Chee), conglomerado sediado em Singapura que atua como patrocinador.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




