Mapa do calor: veja onde termômetro passou dos 40ºC em MS
O município de Água Clara foi o mais quente do Brasil no sábado
A onda de calor que marca o começo da primavera em Mato Grosso do Sul fez os termômetros passarem de 40ºC em dez municípios: Água Clara (42,2°C), Porto Murtinho (42ºC), Três Lagoas (41,5ºC), Paranaíba (41,2ºC), Pedro Gomes (41,2ºC), Coxim (40,4ºC), Corumbá (40,4ºC) Angélica (40,2°C), Fátima do Sul (40,1ºC) e Nova Andradina (40,1ºC).
Localizada a 198 km de Campo Grande, Água Clara foi a cidade mais quente do Brasil. Em segundo lugar, aparece Porto Murtinho, na região do Pantanal.
- Leia Também
- Primeiro domingo de primavera deve ter máximas acima dos 40ºC
- Onda de calor provoca temperaturas acima de 40ºC em quatro municípios
As temperaturas foram registradas no sábado (dia 23). Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O sábado também foi de altas temperaturas em Dourados (38,8ºC), Ponta Porã (37,7ºC) e Campo Grande (37,3ºC).
Mato Grosso do Sul tem alerta de onda de calor pelo menos até às 18h de terça-feira (dia 26). Conforme o Inmet, o aviso é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a média histórica do período.
Vale ressaltar que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.
A onda de calor resulta de uma combinação de condições climáticas: tempo predominantemente seco e pressão atmosférica que inibe o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.