ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul e MT preparam ações integradas para proteção do Pantanal

Prazo de secretarias de meio ambiente dos dois Estados é de duas semanas para ter projeto pronto

Por Lucia Morel | 03/02/2024 11:33
Visita ao Cras, localizado no Parque dos Poderes, na tarde de ontem. (Foto: Divulgação Semadesc)
Visita ao Cras, localizado no Parque dos Poderes, na tarde de ontem. (Foto: Divulgação Semadesc)

Ações integradas entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso foram discutidas ontem entre a secretária de meio ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti com o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). A ideia é que dentro de duas semanas seja definido um Acordo de Cooperação Técnica para posterior assinatura dos governadores de cada federação.

Nas palavras de Lazzaretti, o foco das ações são plano de manejo integrado entre os dois estados para o combate florestal que sejam elaboradas ações de monitoramento da fauna e o resgate de animais silvestres. “Isso já liga com o nosso intercâmbio que faremos com o CRAS”, afirmou, citando o Hospital Veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, cujo modelo será inspiração para o Estado vizinho.

No acordo, ainda estão previstas medidas que abrangem o desenvolvimento de pesquisas do Pantanal; ações conjuntas de manejo integrado de fogo e combate a incêndios florestais tanto na prevenção como da ação; integração de programas de incentivo ao turismo e ao fomento da pecuária sustentável e orgânica; e desenvolvimento inclusivo das comunidades locais como assentados, indígenas e quilombolas.

Verruck destacou que “entendemos que o Pantanal tem este apelo turístico, mas tem também toda uma questão de um processo diferenciado de produção e consequentemente de mercado em relação a vocação para pecuária”, destacou o titular da Semadesc”.

Visitas – Pela manhã, acompanhada do diretor-presidente do Imasul, André Borges, a secretária mato-grossense conheceu o Hospital Veterinário do CRAS. Em seguida visitou o Bioparque Pantanal.

À tarde, Maureen foi recebida pelo secretário Jaime Verruck no receptivo do Governo do Estado para debater ações sobre a Lei do Pantanal.

“Como resultado da reunião primeiro podemos destacar o entendimento dos dois estados alinhados aos governadores, de estabelecerem ações conjuntas para o tratado do Bioma Pantanal. Hoje os estados têm suas leis para o Pantanal. Então existe uma cobertura legal de ambos os lados para isso, mas também implica que temos que avançar no entendimento que é um bioma único e precisamos pensar em ações integradas”, salientou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias