ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul registra intensificação da seca de dezembro a janeiro

Apesar da estiagem se manter estável, o fenômeno ocupa área total de 75% do Estado

Por Geniffer Valeriano | 05/03/2024 14:35
Vegetação queimada nas margens da BR-262, em Corumbá. (Foto: Reprodução)
Vegetação queimada nas margens da BR-262, em Corumbá. (Foto: Reprodução)

De dezembro de 2023 a janeiro de 2024 foi registrada a intensificação da seca em Mato Grosso do Sul. Além do Estado, o Monitor de Secas aponta que na região Centro-Oeste o mesmo ocorre em Goiás, com exceção do Distrito Federal e Mato Grosso.

A comparação mostra que a estiagem atinge 75% do Estado, a maior desde setembro de 2022, quando a área total somou 86%. Em contrapartida, o Estado registrou o menor percentual de seca do Centro-Oeste no mês de janeiro.

Em MS o problema foi intensificado entre dezembro e janeiro, quando a área de seca moderada passou de 9% para 17% no Estado. A condição é considerada a mais severa desde abril de 2023, quando Mato Grosso do Sul registrou 1% de seca grave.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Outros estados - Em Goiás foi registrado a condição mais branda de seca do Centro-Oeste, durante o mês de janeiro. No Distrito Federal houve o desaparecimento da seca moderada, enquanto em Mato Grosso a intensidade diminuiu com a redução da área seca moderada, que passou de 67% para 60%.

Com todos os estados mantendo a área total com seca estável, a região Centro-Oeste permanece com registro do fenômeno em 94% de seu território, sendo o maior registrado nas cinco regiões monitoradas durante o mês de janeiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias