A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

31/01/2018 22:22

Mesmo em noite nublada, superlua encanta admiradores quando aparece

Nyelder Rodrigues e Gabriel Neris
A superlua, em um dos poucos momentos em que foi visível no céu nesta noiteA superlua, em um dos poucos momentos em que foi visível no céu nesta noite
Porém, não demorou muito e logo ela se escondeu (Fotos: Saul Schramm)Porém, não demorou muito e logo ela se escondeu (Fotos: Saul Schramm)

Apesar de corriqueiro, o fenômeno da superlua encanta os admiradores da beleza do satélite natural que envolve o imaginário popular, desde os enredos recheados de romance até aos que creem em lendas.

Nesta noite de quarta-feira (31), seguindo pela madrugada de quinta-feira (1), a superlua figurará no céu campo-grandense como protagonista, aparecendo pouco devida a nebulosidade.

Surgindo por trás dessa "cortina teatral", ela ainda assim traz beleza nesse último dia de janeiro de 2018. "Sou apaixonado pela lua, ela é encantadora, é um símbolo", comenta o radialista Nelson Corrales.

Em tempos onde a ciência é tudo explica, ainda assim a lua cria e revela muita coisa em seus admiradores (Foto: Gilson Rocha)Em tempos onde a ciência é "tudo explica", ainda assim a lua cria e revela muita coisa em seus admiradores (Foto: Gilson Rocha)

Corrales, que também é fotógrafo, vê na lua um belo cenário, e por isso lamenta o céu nublado. "Infelizmente com este tempo ficamos impossibilitados de vê-la. Me sinto frustrado com isso".

Superlua - No folclórico, além de ser um dos símbolos da paixão, a lua cheia pode trazer à tona o lobisomem e também uma antiga "guerra" entre São Jorge e um dragão. Mas só a ciência pode mesmo explicar o fenômeno da superlua, quando além de cheia, ela fica maior.

"Não é incomum, ela aparenta ser um pouquinho maior. Quem tem o costume de observar, deve notar", comenta o acadêmico de Física e integrante do Clube de Astronomia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rafael Pereira, ao explicar recentemente que trata-se, apenas, lua ficando mais próxima da órbita terrestre.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions