Morador denuncia desmatamento em zona de preservação na Chácara do Poderes
Moradores da região da Chácara dos Poderes, que preferiram não se identificar, denunciaram ao Campo Grande News, o uso incorreto de áreas em ZEIA (Zona Especial de Interesse Ambiental), áreas públicas ou privadas destinadas à proteção e recuperação da paisagem e do meio ambiente.
Conforme a denúncia, o proprietário de um terreno localizado na estrada NE06 esquina com SE06, está retirando todas as árvores do local, o que é proibido por se tratar de uma área de conservação. "O terreno está limpo, retiraram 100% das árvores imagino que para construção, mas até agora nada foi construído", explicou o morador.
Ainda conforme a denúncia, outros terrenos da região estão sendo desmatados. "Isso ocorre por todos os lados, e ainda retiram árvores preservadas como pequi, ipê, angico e outras, o que também é contra a lei", disse.
O morador explica ainda que tentou denunciar o caso junto a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), mas foi orientado a ligar em um telefone, inexistente. "Liguei várias vezes na Prefeitura até que me atendessem, quando consegui, disse que tinha fotos e vídeos e me disseram para ligar no 156, para registrar a denúncia, um número que só da sinal de ocupado", explicou.
Na tentativa de fazer o caminho que um morador iria percorrer, caso quisesse denunciar um caso semelhante, a reportagem do Campo Grande News ligou na Semadur, no entanto nenhum dos telefones disponibilizados no site da Prefeitura foram atendidos. Também ligamos no telefone 156, e assim como ocorreu com o morador, o sinal foi de linha ocupada, por várias vezes.
A Lei Complementar n. 107, de 21 de dezembro de 2007, determina quais são as Zonas Especiais de Interesse Ambiental.
Veja as imagens do desmatamento na Chácara dos Poderes.