ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Motociclista é atingido por árvore durante forte ventania na fronteira

A ventania deixou estragos em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero; também gerou nuvem de poeira em Dourados

Por Mylena Fraiha e Helio de Freitas, de Dourados | 21/03/2024 14:09

No início da tarde desta quinta-feira (21), um motociclista paraguaio foi atingido por uma árvore durante uma forte ventania na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, a 312 km da Capital. A região sul do Estado está sob alerta laranja para tempestade, com ventos que podem ultrapassar os 100 km/h, conforme monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Segundo informações apuradas, o incidente ocorreu por volta das 13h15, do lado paraguaio, e o motociclista foi prontamente socorrido por populares. O motociclista precisou ser encaminhado para atendimento hospitalar em Pedro Juan Caballero.

Conforme apuração, um incidente parecido também ocorreu na Avenida Brasil, em Ponta Porã. Entretanto, o motociclista sofreu apenas escoriações e recusou encaminhamento hospitalar.

Em comunicado oficial, a equipe da Secretaria de Obras de Ponta Porã informou que já está trabalhando na remoção de galhos e na restauração da normalidade nas vias afetadas pela tempestade.

O prefeito Eduardo Campos (PSDB) determinou que todas as secretarias municipais permaneçam em alerta, realizem levantamentos dos danos causados pelo mau tempo e ofereçam assistência à população nesse momento crítico. Até o momento, a Defesa Civil ainda não se pronunciou sobre a situação na cidade.

Do lado paraguaio da fronteira, os ventos também causaram estragos para moradores e comerciantes. Imagens mostram que lojas na Avenida José Gaspar Rodriguez de Francia, próxima à fronteira Brasil-Paraguai, tiveram suas telhas de zinco arrancadas pela força da ventania.

Dourados - Em Dourados, na tarde de hoje (21), uma nuvem de poeira encobriu grande parte da cidade, especialmente os bairros da região sul, como Jardim Guaicurus e Água Boa, que foram os mais afetados.

As ruas ficaram tomadas pela sujeira, e diversos pontos registraram destelhamentos e quedas de árvores devido às condições climáticas adversas. A precipitação durou menos de 20 minutos.

É importante destacar que Dourados, assim como várias cidades de Mato Grosso do Sul, tem enfrentado uma onda de calor nas últimas duas semanas, com sensação térmica alcançando 42 °C.

Além disso, a chuva de março tem ficado abaixo do esperado na região, segundo dados do Guia Clima da Embrapa. Em Dourados, a média mensal de chuva em março é de 140.9 mm, porém, até o momento, foram registrados apenas 29 mm de precipitação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias