ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Movimento reúne assinaturas e doações para prevenir incêndios no Pantanal

O movimento "O Pantanal Chama" é uma parceira entre o Instituto SOS Pantanal e a União BR junto e o cantor Luan Santana

Adriano Fernandes | 26/10/2020 22:47
Incêndio de grandes proporções em vegetação do Pantanal. (Foto: Corpo de Bombeiros) 
Incêndio de grandes proporções em vegetação do Pantanal. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Manifesto lançado pela internet está reunindo  assinaturas e arrecadando doações em dinheiro para ajudar na prevenção de novos incêndios no Pantanal, um dos biomas mais ricos de nossa fauna e que teve grande parte de sua extensão consumido pelo fogo, neste ano.

O movimento "O Pantanal Chama" é uma parceira entre o Instituto SOS Pantanal e a União BR junto ao astro sul-mato-grossense, o cantor Luan Santana. Através deste link os internautas podem assinar o movimento, mas também fazer doações.

Os recursos serão destinadas para instituições de proteção aos animais, comunidades tradicionais como ribeirinhos e indígenas e também para a restauração de áreas degradadas pelo fogo.

O projeto começou a ser divulgado pelo cantor em sua conta do Instagram nesta segunda-feira (26) e já conta com mais de 3,8 mil assinaturas.

Fogo no Pantanal - De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros, de janeiro a outubro, 27% do bioma Pantanal foi consumido pelo fogo, num total de 4.117 hectares, sendo 1902 em Mato Grosso do Sul e 2215 no Mato Grosso, de acordo com os dados do Lasa, da UFRJ.

Em todo o Mato Grosso do Sul, nos meses de agosto, setembro e outubro, considerados os mais críticos, foram empregados mais de 500 homens no combate às queimadas, entre bombeiros militares, homens das Forças Armadas e brigadistas.

Com a chegada do período chuvoso, as equipes foram desmobilizadas e a expectativa é de que a natureza siga o curso de recuperação de uma das piores secas - agravadas pelos incêndios – dos últimos anos.

Nos siga no Google Notícias