ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

MPF pede fim da "alimentação" para atrair onça pintada no Pantanal de MS

Bruno Chaves | 16/12/2013 13:39

As fundações de Turismo e Meio Ambiente de Corumbá foram orientadas pelo MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) a colocarem fim na prática de “ceva” de animais silvestres – praticadas por empresas de turismo – no Pantanal do Estado.

De acordo com o MPF, onças-pintadas estariam sendo alimentadas por funcionários das empresas para que os turistas consigam observar o animal em visitas ao Pantanal. Além ser crime ambiental, a prática pode expor os visitantes a sérios ataques.

A denúncia de que a “ceva” estaria ocorrendo em Corumbá foi feita pelo Instituto Homem Pantaneiro, que apresentou vídeos que comprovam a ação com as onças. O fato também estaria acontecendo com ariranhas.

Para o pesquisador Walfrido Tomás, da Embrapa Pantanal, alimentar os animais afeta a organização natural da espécie e aumenta os riscos de ataque. “Quando a onça perde o medo da aproximação humana, pode atacar, culminando em graves acidentes”, disse à assessoria.

Recomendação – As fundações de Turismo e de Meio Ambiente de Corumbá foram orientadas pelo MPF para realizarem ações conjuntas com a intenção de interromper e coibir a “ceva” de animais silvestres, além de alertar as empresas de turismo que a conduta pode resultar em responsabilização administrativa e criminal.

As fundações também devem promover uma campanha de conscientização no município para desestimular a prática ilegal e alertar aos turistas sobre os riscos que a atividade oferece.

Nos siga no Google Notícias