ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

MS tem 77 cidades sob alerta de frio a partir desta madrugada

Massa de ar polar provoca declínio de até 5ºC e pode afetar a saúde da população

Por Gustavo Bonotto | 27/07/2025 20:51
MS tem 77 cidades sob alerta de frio a partir desta madrugada
Alerta amarelo de baixa temperatura atinge Mato Grosso do Sul a partir da madrugada. (Arte: Inmet)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo para queda de temperatura em Mato Grosso do Sul, válido a partir das 23h59 deste domingo (27) até as 10h de terça-feira (29). O aviso indica declínio entre 3°C e 5°C por causa da chegada de uma massa de ar frio. A previsão representa risco leve à saúde da população.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Alerta amarelo para queda de temperatura em Mato Grosso do Sul.O Inmet emitiu alerta amarelo para queda de temperatura em 77 municípios de Mato Grosso do Sul, válido das 23h59 de domingo (27) até as 10h de terça-feira (29). A previsão indica declínio de 3°C a 5°C devido à chegada de massa de ar frio, representando risco leve à saúde, principalmente para idosos, crianças e pessoas vulneráveis. A queda mais acentuada deve ocorrer entre segunda (28) e terça-feira (29), com mínimas entre 8°C e 12°C na maior parte do estado e até 5°C em pontos isolados. A frente fria chega após período de calor e tempo seco, exigindo atenção com a saúde, animais domésticos e criações. O Inmet orienta a população a procurar abrigo e acompanhar a previsão do tempo. Em caso de necessidade, o contato com a Defesa Civil é pelo 199.

O alerta se estende a 77 municípios do Estado. São eles: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina e Dourados.

Também estão na lista Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

 A orientação é que a população procure abrigo, principalmente idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), a queda mais acentuada deve ocorrer entre segunda-feira (28) e terça-feira (29). As mínimas podem variar entre 8°C e 12°C em boa parte do Estado, chegando a 5°C em pontos isolados.

A frente fria chega após dias de calor e tempo seco. A mudança brusca nas condições climáticas exige atenção redobrada com a saúde e cuidados com animais domésticos e criações no campo. Em áreas com previsão de chuva e vento, também podem ocorrer transtornos pontuais.

O Inmet classifica o aviso como de “perigo potencial” e orienta que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo. Em caso de necessidade, o contato com a Defesa Civil deve ser feito pelo telefone 199.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.