Nuvem funil é registrada antes de temporal que atingiu a Capital
Registro ocorreu neste domingo e meteorologista explica que o tempo favorece esse tipo de formação
Durante a tempestade registrada na manhã deste domingo (11), um morador de Campo Grande registrou a formação de uma nuvem funil na região do Jardim Morenão. O vídeo, encaminhado por meio do canal Direto das Ruas, mostra a nuvem ainda em estágio inicial, mas já com o formato característico desse tipo de fenômeno atmosférico.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um estudante de 15 anos registrou a formação de uma nuvem funil na região do Jardim Morenão, em Campo Grande, durante uma tempestade na manhã de domingo. O fenômeno foi confirmado pelo meteorologista Natálio Abrahão, que explicou que se a nuvem tocasse o solo, seria caracterizado como tornado. O Inmet emitiu alerta amarelo de tempestade para 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com previsão de chuvas de até 50 milímetros por dia, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo. As condições meteorológicas na região centro-sul do país são favoráveis à formação desse tipo de nuvem.
O flagrante foi feito às 10h47 pelo estudante Matheus Gabriel Scherer Fogaça, enquanto observava o céu a partir de um ponto mais alto da residência onde mora. Segundo ele, foi a primeira vez que presenciou uma formação semelhante.“Fiquei com um pouco de medo no começo, mas depois fiquei mais calmo”, disse.
- Leia Também
- Chuva forte atinge diversos bairros e deixa Capital em alerta para alagamentos
- Domingo terá chuvas e temperaturas de até 37°C em Mato Grosso do Sul
O estudante também percebeu a presença de áreas de chuva ao redor, mas afirmou que, inicialmente, o tempo estava estável em sua casa. “Eu via cortinas de chuva ao fundo, mas aqui ainda estava calmo. Só depois de uns 15 minutos que começou a chover”, contou.
Ao Campo Grande News, o meteorologista Natálio Abrahão confirmou que a imagem mostra uma nuvem funil. “Se ela tocasse o solo, seria caracterizado um tornado”, explicou. Segundo o especialista, as imagens ainda serão analisadas para verificar a evolução do fenômeno.
Natálio afirmou ainda que as condições meteorológicas em Campo Grande e em outras regiões do centro-sul do país são favoráveis à formação desse tipo de nuvem. “Estamos com energia positiva muito elevada, o que favorece tanto esse tipo de formação quanto a ocorrência de granizo”, disse.
Conforme noticiado anteriormente, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novo alerta amarelo de tempestade para 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso foi publicado às 10h25 deste domingo e segue válido até as 10h de segunda-feira (12).
A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. De acordo com o órgão, o risco é considerado baixo para cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

