ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Onça-preta passeando no interior do Estado é 'registro raro'

Especialista na espécie fala sobre condição genética que deixa a onça-pintada com a pelagem mais escura

Por Jéssica Fernandes | 10/07/2024 13:17

Onça-pintada da pelagem preta foi flagrada durante passeio em Sonora, a 362 km de Campo Grande. O vídeo foi feito nesta semana por trabalhadores da Suzano em uma propriedade parceira da empresa.

Na gravação, os funcionários mostram o animal que é popularmente conhecido como ‘onça-preta’ sendo seguido por outra onça-pintada até o mato. A cena, segundo o médico-veterinário Diego Viana, é algo incomum.

“São duas onças pintadas. Uma é a melânica que é uma onça pintada da mesma espécie que a outra, a ‘normal’, que a gente conhece. A gente não tem registro delas no Pantanal. [...] É um registro raro”, afirma.

Especialista em onça-pintada, Diego explica que a pelagem escura é uma condição genética hereditária que pode se apresentar ou não nos filhotes. “Uma mãe preta pode ter filhotes pintados, como as outras onças pintadas, mas também pode ter filhotes pretos. Mas, é uma condição hereditária rara que várias outras espécies também apresentam o leopardo, tigre”, comenta.

Em relação a coloração, ele fala que se trata de uma produção anormal, ou seja, maior do que o comum de melanina. “Elas produzem mais melanina do que o habitual para a espécie. Não quer dizer que ele seja totalmente preta, dependendo da intensidade, às vezes, dá pra ver também as pintas embaixo dessa pelagem mais preta. Mas, também existem animais que são completamente pretos”, destaca.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias