ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Onda de calor se estende e vai até 2ª semana de maio em MS

Algumas regiões podem esperar temperaturas mais de 5 °C acima do normal nos próximos dias

Por Viviane Oliveira | 30/04/2024 09:29
Trabalhador debaixo de sol brilhando forte nesta manhã em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Trabalhador debaixo de sol brilhando forte nesta manhã em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Desde o último dia 27, Mato Grosso do Sul enfrenta uma onda de calor fora do comum para o período com temperaturas típicas de verão. As previsões indicam que essa condição se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio. No final de semana passado, as temperaturas atingiram níveis excepcionais.

A cidade de Paranaíba, por exemplo, distante 408 quilômetros de Campo Grande, registrou 35,6 °C no domingo, ocupando a oitava posição das cidades mais quentes de todo o país, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Essa é a quarta onda de calor que atinge o Estado recentemente e promete se intensificar ainda mais.

De acordo com o Climatempo, o sistema de alta pressão continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas. Algumas regiões podem esperar temperaturas mais de 5 °C acima do normal nos próximos dias. Ainda segundo a meteorologia, nesta época do ano, o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e dias mais curtos.

Em relação às temperaturas, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), estão previstas mínimas entre 22-25 °C e máximas entre 33-37 °C para as regiões sul (Ponta Porã e Dourados) e leste (Anaurilândia). Nas regiões sudoeste (Porto Murtinho) e pantaneira (Corumbá e Aquidauana), esperam-se mínimas entre 25-28 °C e máximas entre 35-37 °C.

As regiões norte (Coxim e Sonora) e bolsão (Três Lagoas e Paranaíba) devem registrar mínimas entre 20-23 °C e máximas entre 34-36 °C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 23-25 °C e máximas entre 33-35 °C.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias