ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Onda de calor vai se estender até o fim do verão

Temperaturas vão permanecer acima da média nos próximos dias

Por Gabriel Neris | 13/03/2024 06:11
Céu com poucas nuvens neste início de manhã em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Céu com poucas nuvens neste início de manhã em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

A onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul se estenderá pelo menos até o dia 20 de março, data que marca o fim do verão e início do outono, segundo o Climatempo. Inicialmente, a meteorologia indicava altas temperaturas até sexta-feira.

A agência meteorológica explica que as ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos provocados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. O fenômeno ocorre quando as temperaturas ficam até 5ºC acima da média por três a cinco dias, ou mais.

MS praticamente inteiro em área vermelha, indicando calor em excesso, entre 16 e 20 de março (Arte: Climatempo)
MS praticamente inteiro em área vermelha, indicando calor em excesso, entre 16 e 20 de março (Arte: Climatempo)

Para esta quarta-feira os termômetros podem chegar aos 38ºC. Campo Grande tem céu claro e registra 27ºC neste início de manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima prevista é de 33ºC.

Para a região pantaneira as máximas são de 38ºC em Porto Murtinho, 37ºC em Corumbá e Miranda, 36ºC em Aquidauana e 34ºC em Coxim. Na região sul as máximas são de 35ºC em Dourados e 33ºC em Ponta Porã.

Outras máximas para esta quarta-feira quente são de 33ºC em Paranaíba, 34ºC em Sidrolândia, Três Lagoas e Maracaju, 35ºC em Nova Alvorada do Sul, 36ºC em Bonito, e Água Clara, Naviraí, Ivinhema e Nova Andradina.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que até quinta-feira a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. Mas não são descartadas pancadas de chuva e até tempestades.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias