ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Para mostrar bicho cabeludo e banguela para crianças, biólogas fazem vaquinha

Livro que conta a história da tamanduá-bandeira “Tikoa” é o 3º da coleção de projeto de financiamento coletivo

Por Gabriela Couto | 12/06/2024 12:57

Falta muito pouco para que a história da tamanduá-bandiera “Tikoa” seja divulgada ao mundo. O terceiro livre da coleção criada pelas biólogas Gabriela Schmaedecke e Claire Pauline Röpke Ferrando, precisa de R$ 5.890 para ser publicado.

O projeto participa de uma vaquinha virtual para conseguir ser impresso. Até o momento 76% da meta foi atingida. Faltam apenas nove dias para a campanha ser finalizada

Com o objetivo de divulgar, de forma lúdica e divertida, informações científicas sobre animais da fauna brasileira, as biólogas criaram a história em torno de um bicho cabeludo e de focinho comprido, que mesmo banguela, come formigas e cupins como ninguém.

Elas apresentam a Tikoa aos leitores. O nome é uma homenagem a língua Terena, etnia indígena de Mato Grosso do Sul. É assim que os povos originários chamam o tamanduá-bandeira.

Coleção - O primeiro livro, “Ei! Você sabe o que é uma queixada?”, apresenta a queixada, espécie de porco-do-mato nativa do Brasil, que ajuda a espalhar sementes por onde passa. O livro foi material da primeira campanha na plataforma Catarse, em 2022.

Já o segundo livro, “Na toca da tatu Açu”, conta curiosidades sobre o tatu-canastra, uma espécie rara e que, ao cavar tocas e as abandonar, ajuda muitas espécies nos locais onde ocorre.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias