ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Plantio de mudas, sessão solene e ato do governo marcam dia do meio ambiente

Caroline Maldonado | 05/06/2014 09:42
Entorno da lagoa Itatiaia ganhará mudas de árvores nativas (Foto: Marcos Ermínio)
Entorno da lagoa Itatiaia ganhará mudas de árvores nativas (Foto: Marcos Ermínio)

Para celebrar o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, a Prefeitura Municipal de Campo Grande realiza, hoje (5), às 14h30, plantio de 80 mudas de árvores nativas, no entorno da Lagoa Itatiaia, que fica na região do bairro Tiradentes. Estarão presentes o prefeito Gilmar Olarte, o secretário da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), João Alberto Borges, e o presidente da Águas Guariroba, José João de Jesus da Fonseca. A data também terá sessão na Assembleia Legislativa em homenagem aos 15 anos do Ibama, além da assinatura, pelo governador do Estado, de medidas relacionadas à gestão ambiental.

O de árvores será realizado por idosos que frequentam o Centro de Convivência Vovó Ziza, por crianças do Projeto Florestinha da Polícia Militar, além de alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Durante o evento, estão previstas apresentações dos músicos Lenilde Ramos e Paulo Góes.

Além de marcar a data, a ação visa a recuperação ambiental e revitalização do local. Para João Alberto, a data é importante para destacar a relevância da preservação dos recursos naturais e a conscientização socioambiental “Temos que incentivar e promover mecanismos que promovam a educação ambiental além de desenvolver ações intersetoriais voltadas ao desenvolvimento sustentável no município”, enfatizou.

Trabalhadores da construção civil também participam das ações de comemoração da semana. Nos dias 4, 5 e 6, sempre às 7h, funcionários de três obras da cidade assistem palestras ministradas pelo engenheiro ambiental da Semadur, Antônio Carlos da silva Sampaio. Amanhã (5), técnicos da Semadur ministram palestra na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues.

Homenagens – Hoje (5), às 19h, uma sessão Solene na assembleia Legislativa comemora os 25 anos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A proposição do evento é do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que presidiu a superintendência estadual do órgão em 2012.

Diversos agentes serão agraciados, durante a solenidade, com o diploma em reconhecimento aos serviços prestados em defesa do meio ambiente. “Pude, ainda mais, tomar conhecimento das questões ambientais em nosso Estado. O Ibama é o guardião do meio ambiente brasileiro e nada mais justo que homenagear os seus servidores pelos 25 anos de criação do órgão”, afirmou Amarildo.

O Ibama foi criado no dia 22 de fevereiro de 1989, por meio da Lei federal 7.735. O órgão é responsável pela preservação da fauna e da flora brasileiras, atuando no controle e fiscalização da utilização dos recursos naturais, para assegurar o desenvolvimento sustentável.

Governo do Estado - Nesta manhã, o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), participou de evento para assinatura de decretos relacionados à gestão ambiental, na sede do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). A solenidade aconteceu no auditório do Imasul, que fica localizado na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo.

Foi assinado decreto que consolida a segurança jurídica de empreendedores rurais de MS, por meio da sistematização do cadastro ambiental rural, que fará diagnóstico de áreas rurais com foco nas áreas de preservação.

Outros três decretos, assinados hoje, instituem conselhos constutivos dos monumentos naturais dos rio Formoso e Gruta do Lago Azul, em Bonito, município distante 257 quilômetors de Campo Grande; além da área de propteção ambiental do rio cênico Rotas Monçoeiras, em Coxim, município distante 260 quilômetros da Capital.

 

Nos siga no Google Notícias