ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Prefeitura suspeita de desvio de curso e monitora água turva do Rio Formoso

Alteração foi verificada no Balneário Municipal, famoso pelas águas cristalina

Tainá Jara | 22/04/2021 15:39
Água turva no Rio Formoso, em Bonito (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)
Água turva no Rio Formoso, em Bonito (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)

Destino famoso pelas águas cristalinas, o Rio Formoso, principal de Bonito, distante 265 quilômetros de Campo Grande, é monitorado pela prefeitura devido a turbidez verificada desde a última terça-feira (20). As autoridades suspeitam que desvio no curso d’água possa ter provocado a alteração de coloração.

O problema foi verificado a partir das 8h da manhã, no dia anterior ao feriado de Finados, se acentuando por volta das 10h da manhã e deixando o rio sem a visibilidade característica. Hoje, dia 21 de abril, a água já está voltando aos poucos ao normal.

Em nota, divulgada nesta quinta-feira, a prefeitura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apontaram a suspeita do fenômeno ser resultado de uma alteração no curso do rio, que aconteceu no meio de um de seus banhados, no ano de 2017, após uma grande enchente.

“Ele fez um pequeno desvio em trecho, em que aos poucos, o novo leito foi se alargando e entrando em um terreno que possui muito calcário de aluvião que está despejando sedimento e turvando o rio”.

Desvio de curso pode ter causada turvamento do rio Formoso (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)
Desvio de curso pode ter causada turvamento do rio Formoso (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)

No texto, o município  lembra que o fenômeno ocorre de tempos em tempos, aumentando e diminuindo em função da quantidade de sedimentos de calcário, que se dá em razão da própria natureza.

A prefeitura está monitorando o problema e consultando especialistas em Geologia e Recursos Hídricos com o objetivo de entender melhor a situação e avaliar possíveis soluções.

Degradação - Em 2019, quando foram verificados picos de seca e chuva na região, o governo do Estado precisou intervir diante do turvamento das águas do Rio Formoso.

Os turvamentos fora da normalidade chamaram a atenção de frequentadores dos rios da Prata, Formoso e Sucuri, localizados na região das cidades de Jardim, Bonito e Bodoquena, principais destinos turísticos do Estado.

Conforme, o MPE (Ministério Público do Estado), a prática econômica responde por 30% dos problemas de degradação no entorno dos rios.O fenômeno pode ocorrer quando práticas de conservação do solo não foram adotadas, assim como a conservação das matas ciliares.

Nos siga no Google Notícias