ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Proibição da pesca do pintado começa a valer na próxima segunda-feira

Peixe entrou pela primeira vez na lista de espécies ameaçadas de extinção

Jhefferson Gamarra | 03/09/2022 10:37
Exemplar de pintado sendo comercializado em peixaria da Capital (Foto: Kisie Ainoã)
Exemplar de pintado sendo comercializado em peixaria da Capital (Foto: Kisie Ainoã)

A partir de segunda-feira (5) a pesca surubim, peixe também conhecido como pintado, ficará proibida em todo o Brasil. A determinação foi publicada no mês de junho pelo Ministério do Meio Ambiente, que incluiu o peixe, pela primeira, vez na lista de animais ameaçados de extinção.

Com a medida, além da pesca, está proibida também a comercialização, transporte, armazenamento e até mesmo a prática do pesque e solte da espécie, que é bastante encontrada nas bacias de Mato Grosso do Sul.

A decisão de listar o pintado como peixe ameaçado de extinção é resultado de uma análise técnica do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que aplica os critérios de risco de extinção do método da IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza), aceitos internacionalmente e utilizados por mais de 100 países.

Assim, sempre que houver atualização da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, poderá haver inclusão ou exclusão de espécies de peixes que serão proibidas de serem capturadas nos rios do território nacional.

Apesar da determinação, Mato Grosso do Sul possuí legislação própria em sua cartilha de meio ambiente que estabelece medidas restritivas para a pesca de pintado, determinando tamanho mínimo de 85 cm e máximo de 125 cm para sua captura.

Nos siga no Google Notícias