ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Reinaldo diz que governo já realiza estudo sobre situação hídrica de MS

Leonardo Rocha | 23/03/2015 12:35
Reinaldo ressaltou que é preciso ter controle sobre a "reserva" de água no Estado (Foto: Marcos Ermínio)
Reinaldo ressaltou que é preciso ter controle sobre a "reserva" de água no Estado (Foto: Marcos Ermínio)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou hoje (23), que o governo estadual, através da Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, já está desenvolvendo um estudo para saber as condições da situação hídrica do estado, principalmente em relação a outorga e reserva.

“A Sanesul e a Secretaria de Desenvolvimento estão desenhando um estudo de médio e longo prazo, sobre esta questão, a situação das águas merecem toda nossa atenção, assim como a outorga para o uso das águas, da reserva, acredito que Mato Grosso do Sul precisa pensar nisto, para ter uma segurança maior”, disse o governador, lembrando da crise hídrica que afetou vários estados nos últimos meses.

De acordo com especialistas no setor, Mato Grosso do Sul não vive uma crise hídrica, como estados viznhos, tendo o maior exemplo São Paulo, mas o cenário não é tão confortável como se acredita. Em Campo Grande, por exemplo, a principal bacia é a do Guariroba, que já foi responsável por até 60% da água consumida na Capital e agora oferece apenas 39%.

Os setores também apontam que a agropecuária é aquele que mais consome este bem, sendo que de acordo com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), 73% da água potável fica destinada à irrigação, justamente neste setor do campo. Os outros 21% são utilizados nas indústrias e 3% no consumo doméstico.

Nos siga no Google Notícias