ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Sancionada lei que cria plano diretor de arborização em Campo Grande

Marta Ferreira | 26/09/2011 10:04

Multas previstas para descumprimento de regras podem chegar a R$ 5,2 mil

Plano visa preservação do verde na cidade, que tem mais de 150 mil árvores. (Foto:Simão Nogueira)
Plano visa preservação do verde na cidade, que tem mais de 150 mil árvores. (Foto:Simão Nogueira)

Foi sancionada hoje pela Prefeitura de Campo Grande a lei complementar que institui o Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande. A lei foi aprovada na semana passada, no dia 20, durante sessão itinerante realizada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia)

O Plano tem sete linhas de ações para a criação e definição de diretrizes para a gestão e o gerenciamento da arborização urbana. Ele contém todas as regras relacionadas ao plantio de árvores, entre elas a obrigatoriedade de que novas edificações só tenham o habite-se se houver o plantio de árvore na frente. As multas previstas podem super R$ 5,2 mil.

“Por meio do Plano Diretor, conseguimos fazer um estudo aprofundado e traçar o diagnóstico da arborização na cidade. Estas ações já são desenvolvidas pela Semadur. O que falta agora é atualizar as leis já existentes sobre o assunto e criar outras que garantam e preservem a vegetação, que é sinônimo de qualidade de vida à população. Sem contar que o paisagismo da cidade torna-se mais atrativo”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo, no dia da votação.

Para a formulação do Plano Diretor de Arborização Urbana, a Semadur desenvolveu um estudo para traçar o diagnóstico da situação atual da arborização viária do município.

Verde pela cidade- Ao todo, foram analisados 30 bairros. O inventário quantitativo contabiliza 153.122 árvores em toda a cidade. Os bairros com maior número de árvores são o Aero Rancho, Moreninhas, Jardim Centro-Oeste, Universitário e Nova Lima.

Nas calçadas das ruas foram identificadas 161 espécies diferentes de árvores. O Plano Diretor ainda classificou as condições e características das árvores analisadas em “boa”, “satisfatória”, “complicada” e “ruim” de acordo com o estado da raiz até a copa da árvore. Do total catalogado, 54% ganharam o rótulo de “satisfatória” e 27% receberam “boa”, 14% receberam classificação de ruime 15% “complicada”.

O plano prevê frentes de atuação por meio da preservação da vegetação em córregos e fundos de vale, canteiros centrais, área institucional (escolas e unidades de saúde), além das áreas de passeio públicas (calçadas entre outros). O Plano prevê, ainda, o aprimoramento e intensificação da educação ambiental, preservar a arborização existente, além da produção de mudas no Viveiro Municipal.

Nos siga no Google Notícias