ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Secretaria e Instituto analisam água para achar causa de morte de peixes

Dentre as hipóteses para as mortes estão o descarte clandestino de esgoto no Rio Anhanduí

Maressa Mendonça e Marcos Maluf | 26/11/2019 13:55
Peixe em busca de alimento e oxigênio no Rio Anhanduí (Foto: Reprodução/Marcos Maluf)
Peixe em busca de alimento e oxigênio no Rio Anhanduí (Foto: Reprodução/Marcos Maluf)

Técnicos da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) vão analisar a qualidade da água do Rio Anhaduí, localizado às margens da Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande para encontrar a causa da morte de centenas de peixes.

Na tarde desta terça-feira (26), técnicos do Instituto foram vistos observando o local e mapeando pontos para retirada de amostras da água. Quando eles chegaram a concentração de peixes mortos havia diminuído em decorrência das chuvas, mas ainda era possível encontrar animais, especialmente carpas e tilápias.

Informações preliminares dos técnicos apontam que a situação não é tão incomum e pode estar relacionada com ação humana. Segundo eles, qualquer lançamento de esgoto nas proximidades poderia ocasionar uma mortandade de peixes como a observada naquele ponto.

Explicação semelhante foi dada pelo tenente coronel da PMA (Polícia Militar Ambiental), Edmilson Queiroz. Ele comenta sobre a falta de oxigênio nos rios, uma situação comum, que se acentua com o aumento de material orgânico nas redondezas. Isso ocorre, por exemplo, quando as águas das chuvas carregam o lixo descartado de forma irregular para os rios. “Diminui o oxigênio e acaba matando peixe”, resume.

Confira abaixo imagens no local:

Em nota, a Semadur informou que a equipe enviada ao local não constatou lançamento de água servida ou esgoto no Rio, mas vai continuar monitorando qualquer alteração que possa ocorrer nas águas. Ainda segundo eles, todas as amostras serão enviadas para análise laboratorial.

Técnico da Imasul observa Rio onde dezenas de peixes foram encontrados mortos (Foto: Marcos Maluf)
Técnico da Imasul observa Rio onde dezenas de peixes foram encontrados mortos (Foto: Marcos Maluf)

“Uma mortandade pode ter causas naturais, ser resultante de atividade antrópica (humana) ou, ainda, ser causada por uma combinação de fatores naturais e antrópicos”, informaram.

O Imasul também divulgou nota sobre o assunto informando já ter sido notificado pela Semadur. Segundo eles, os resultados das análises das amostras serão enviados para a Semadur, que deverá tomar as devidas providências.

O caso - Centenas de peixes foram encontrados mortos na tarde desta segunda-feira (25), no Rio Anhanduí, localizado às margens da Avenida Ernesto Geisel, em frente ao Shopping Norte Sul, em Campo Grande. Uma moradora do entorno percebeu que a água estava com uma coloração diferente e com cheiro mais forte que o normal.

A Semadur, responsável pelo Programa Córrego Limpo, informou que recebeu a denúncia e está investigando a causa da mortandade dos peixes no local.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias