ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Secretário prevê 2024 de seca severa e com mais incêndios florestais em MS

Verruck ponderou, entretanto, que o Estado está preparado para combater as queimadas do período

Por Lucia Morel | 20/02/2024 18:48
Foco de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense, no início deste mês. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Foco de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense, no início deste mês. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Em reunião do Cicoe (Centro Integrado de Controle Estadual) na manhã de hoje no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, em Campo Grande, o secretário de meio ambiente, Jaime Verruck, citou sua preocupação com o baixo volume de chuvas no começo deste ano. Ele ponderou, entretanto, que o Estado está preparado para combater as queimadas.

Para Verruck, o cenário é complexo, porque a previsão é de que MS deve enfrentar seca severa nesse ano, já que os índices de chuva no mês de janeiro ficaram abaixo da média histórica em quase todos os municípios com dados analisados pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

“Precisamos passar para a sociedade que Mato Grosso do Sul está preparado para enfrentar os incêndios florestais. Atuamos na prevenção e estamos prontos para a emergência. Faremos uma avaliação com bases técnicas para saber se vamos criar um novo decreto de emergência ambiental”, afirmou o secretário na reunião.

Ele complementou que também “precisamos estabelecer algo importante: só podemos utilizar recursos emergenciais quando está ocorrendo incêndios ou também para medidas de prevenção?”, pontuou o secretário.

Ficou definido no encontro que haverá campanhas de divulgação que serão veiculadas já a partir de março visando massificar junto à população a necessidade de tomar mais cuidado quanto ao manejo do fogo para evitar o surgimento de focos de incêndios. E também de relatórios climáticos por parte dos técnicos do Cemtec/MS mostrando a tendência meteorológica para os próximos meses.

O secretário adjunto, Walter Carneiro Júnior, também participou do encontro, assim como a representante da secretaria de comunicação do Governo do Estado, Fernanda Carvalho Lima.

O Cicoe é composto por representantes do Corpo de Bombeiros, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec/MS), do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), da Secom (Secretaria de Comunicação); além da Semadesc.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias