ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Simpósio discute preservação de lontras, ariranhas e meio ambiente

Priscilla Peres | 04/12/2014 15:25

Lontras e Ariranhas serão tema de um simpósio que acontece hoje e amanhã em Aquidauana - distante 135 km de Campo Grande. O encontro terá palestras e temas relacionados aos animais em ambiente natural e em cativeiro, além do enfoque na mobilização social para a conservação dessas espécies.

Promovido pelo Projeto Lontra, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Simpósio ocorre das 18h às 22 h, no Campus da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). A iniciativa pioneira trará palestrantes da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), que darão destaque aos recentes estudos, iniciativas e resultados já alcançados.

O Projeto Lontra atua desde 1986 com objetivo de promover a conservação de lontras e ariranhas. Inicialmente, as ações eram voltadas ao estudo da população de lontras na região da Lagoa do Peri, sul de Santa Catarina. A primeira unidade de pesquisa fora do território catarinense foi implantada em abril de 2013, em Aquidauana. No local, são desenvolvidos trabalhos de pesquisa e conservação da lontra neotropical (Lontra longicaudis) e da ariranha, esta última já extinta no Sul e Sudeste do Brasil.

Até 2018, a Petrobras prevê investir R$ 1,5 bilhão em projetos de todo o país, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os trabalhos precisam ter foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Nos siga no Google Notícias