ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 14º

Meio Ambiente

Temperaturas máximas ficaram acima da média histórica em março

Boletim do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicou temperatura média de 33,1 °C nos últimos 30 dias

Por Gustavo Bonotto | 01/04/2024 22:42
Nascer do sol na região central de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Nascer do sol na região central de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Com média de 33,1 °C, o mês de março teve temperaturas máximas acima do nível climatológico predefinido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nos últimos dez anos. A informação foi divulgada em balanço mensal, publicado no fim da tarde desta segunda-feira (1º).

De acordo com o documento, a marca passa a ser o vice-recorde para o parâmetro e fica apenas atrás dos 33,8 °C de média, registrados em 2012. A maior temperatura do mês foi de 36,2 °C, nos dias 12 e 19. Por fim, só duas máximas diárias ficaram abaixo dos 30 °C nos últimos 30 dias, sendo 26,3 °C no dia 24.

Ainda segundo o Inmet, a menor amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura máxima e a mínima em um dia) foi de 5,4 °C, no dia 24 (mín. 20,9 °C e máx. 26,3 °C). Por sua vez, a maior amplitude ocorreu no dia 2, quando se registrou variação diária de 12,7 °C (mín. 22,5 °C e máx. 35,2 °C).

Chuva - A precipitação acumulada de março foi 91% abaixo do padrão estabelecido pelo instituto. A estação automática instalada no Bairro Santa Emília registrou acumulado de 13,6 milímetros. Em 2023, a média chegou a 136 mm.

Os dados de instituições parceiras demonstram a alta heterogeneidade na distribuição espacial de precipitação no município no último mês, mas em geral também apresentaram redução no período de chuvas.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias