Tempo severo poderá começar na tarde de domingo em MS
Além de emitir alerta de grande perigo de danos, o Inmet divulgou a cronologia da previsão
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou ontem (14) alerta de grande perigo relacionado ao ciclone extratropical que deve provocar eventos de tempo severo nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Além do aviso, o órgão publicou uma cronologia com a previsão de quando diferentes áreas serão impactadas, incluindo as localizadas em Mato Grosso do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de grande perigo devido a um ciclone extratropical que afetará as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. O fenômeno começará no Rio Grande do Sul na madrugada de domingo, atingindo Mato Grosso do Sul a partir da tarde. O instituto prevê temporais com ventos de até 100 km/h, com possibilidade de tornados e downbursts, especialmente no sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira, o alerta se estenderá para Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Rio de Janeiro.
A primeira rota é a Campanha Gaúcha, região do Rio Grande do Sul. O evento poderá começar na madrugada deste domingo (16). Na manhã do mesmo dia, ele deverá se estender por todo o estado e Santa Catarina.
Na tarde de domingo, o sul de Mato Grosso do Sul e o centro-oeste do Paraná serão incluídos. À noite, a faixa centro-sul sul-mato-grossense poderá ser afetada.
Na segunda-feira (17), todo o Mato Grosso do Sul ficará sob alerta. Neste dia, o tempo severo poderá alcançar outros estados como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Rio de Janeiro.
Tornados - Fortes temporais com vento chegando a 100 km/h estão previstos no período. O Inmet não descarta outros fenômenos severos como tornados e downbursts (coluna de ar rápida, com potencial destrutivo), em áreas do sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e Santa Catarina, e sul do Mato Grosso do Sul.
Como o sistema frontal gerado por um ciclone se desloca rapidamente, linhas de instabilidade (quando células de tempestade se alinham de forma geralmente contígua) também podem se formar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


