ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Temporal com granizo destelha casas e alaga vias em Chapadão do Sul

Chuva veio com 610 raios e vento de 67 km/h; viadutos ficaram interditados

Por Gustavo Bonotto | 18/02/2026 23:44

A chuva forte com granizo atingiu Chapadão do Sul, a 331 quilômetros de Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (18). O temporal destelhou casas, derrubou árvores e provocou alagamentos após ventos de até 67,7 km/h. O nível da água subiu rápido e interditou os dois viadutos da cidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um temporal com granizo atingiu Chapadão do Sul, município localizado a 331 quilômetros de Campo Grande, causando destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos. Com ventos de 67,7 km/h, o fenômeno registrou 610 raios em apenas 30 minutos, provocando uma queda brusca na temperatura, de 32,1ºC para 16,1ºC.A Prefeitura mobilizou equipes para atender as ocorrências, que incluem desobstrução de vias e apoio às residências afetadas. Os dois viadutos da cidade foram interditados devido ao acúmulo de água, e não há registros oficiais de feridos até o momento.

Dados do Instituto de Meteorologia da Uniderp mostram que o município registrou 610 raios em apenas 30 minutos de temporal. A chuva acumulou 16 milímetros e veio acompanhada por pedras de gelo que atingiram todos os bairros. Logo após a precipitação, a temperatura caiu de 32,1ºC para 16,1ºC.

O professor Natálio Abrahão informou que a rajada máxima chegou a 67,7 km/h.

A enxurrada invadiu casas em diferentes regiões da cidade. Árvores e galhos caíram em ruas e avenidas de vários bairros. Na área central, a força da água transformou vias em uma espécie de córrego, com escoamento para a parte baixa e para o canal pluvial da Avenida Trinta e Três.

O viaduto construído no cruzamento da Rodovia MS-306 também registrou alagamento. A água acumulada impediu a passagem de veículos por um período. Motoristas precisaram buscar rotas alternativas.

Foto enviada por uma internauta mostra o telhado de uma garagem que foi arrancado e arremessado para a Rua dos Pardais, no Bairro Esplanada. Em outros pontos, moradores relataram danos em coberturas e acúmulo de água em frente a imóveis.

A Prefeitura de Chapadão do Sul informou que a forte chuva provocou ocorrências em diferentes pontos do município, com registros de destelhamentos, queda de árvores e alagamentos pontuais em vias públicas e áreas comerciais. A administração municipal disse que se solidariza com famílias e comerciantes afetados.

Segundo a prefeitura, equipes das secretarias de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Assistência Social atuam desde as primeiras horas após o temporal. Os trabalhos incluem desobstrução de vias, retirada de árvores caídas, apoio às residências atingidas e limpeza emergencial de pontos de alagamento.

O município destacou que mantém ações preventivas, como limpeza e manutenção de bocas de lobo, desassoreamento de canais de drenagem e obras de drenagem e macrodrenagem em diversos bairros. A gestão afirma que esses investimentos buscam reduzir impactos de chuvas futuras.

A prefeitura também informou que o projeto de revitalização do novo centro, que prevê melhorias na área do viaduto e na mobilidade urbana, está em fase de análise. A previsão é que as obras comecem ainda neste ano, conforme compromisso do Governo do Estado.

A meteorologia segue em contato com o município para consolidar os números finais do temporal. Até o momento, não há informação oficial sobre feridos.