ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Última semana de janeiro pode ter temperaturas até 8ºC acima da média em MS

Corumbá, Dourados e Ponta Porã poderão atingir as máximas mais altas já na tarde deste domingo

Por Cassia Modena | 25/01/2026 10:55
Última semana de janeiro pode ter temperaturas até 8ºC acima da média em MS
Beber muita água é essencial para cuidar da saúde nos dias mais quentes (Foto: Osmar Veiga)

Não vai ser fácil encarar esta semana que se inicia, caso a previsão de calor fora do normal se confirme. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para até 8ºC acima da média nas temperaturas, que podem recair em parte de Mato Grosso do Sul nesta última semana de janeiro. O órgão avisa também sobre a continuidade do tempo, pelo menos até a segunda-feira (26), e tempestades em alguns municípios previstas a partir deste domingo (25).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A última semana de janeiro promete temperaturas até 8ºC acima da média em Mato Grosso do Sul, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As cidades de Ponta Porã, Dourados e Corumbá devem registrar máximas de 39ºC já neste domingo, com pico de calor previsto entre terça e quarta-feira.O fenômeno é resultado de um sistema de alta pressão atmosférica que dificulta a formação de nuvens e chuvas significativas. Tempestades são esperadas apenas em municípios da região leste do estado, como Três Lagoas, Paranaíba e Aparecida do Taboado, além de algumas cidades das regiões centro e norte.

As temperaturas começaram a esquentar na sexta-feira (23) e devem atingir o pico entre terça-feira (27) e quarta-feira (28), especialmente na região Sul do País. No Estado, Ponta Porã, Dourados e Corumbá devem chegar às máximas mais altas já na tarde deste domingo, com 39ºC. Entre elas, apenas em Corumbá há possibilidade de chuva.

Como explica o Inmet, a passagem de uma frente fria no início da semana anterior gerou um sistema de alta pressão atmosférica que passou a atuar sobre todos os estados da região Sul e em parte de Mato Grosso do Sul, dificultando a formação de nuvens e chuvas mais significativas. Com isso, a tendência é de intensificação do calor nos próximos dias.

No Estado, as maiores temperaturas são esperadas nos municípios do oeste, como Corumbá e Porto Murtinho, superando a média de janeiro, que fica em torno de 30°C a 31°C na região. O Inmet não descarta a possibilidade da formação de uma onda de calor. Segundo critérios da OMM (Organização Meteorológica Mundial), esse fenômeno se caracteriza pela ocorrência de temperaturas máximas, pelo menos 5°C acima da média histórica, por cinco dias consecutivos ou mais.

Ainda de acordo com a análise do Inmet, o calorão deve continuar forte no Rio Grande do Sul durante mais dias, mas começar a se amenizar em Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (27).

Chuva - As tempestades estão previstas para até o fim deste domingo, principalmente em municípios da região leste de Mato Grosso do Sul, como Três Lagoas, Paranaíba e Aparecida do Taboado. Também estão sob o alerta Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste e Coxim, que ficam entre as regiões centro e norte.


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.