ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Unesco decidirá reconhecimento do Geoparque Bodoquena/Pantanal em 2012

Paulo Fernandes | 21/06/2011 22:58
Governador André Puccinelli recebeu as pesquisadoras nesta terça-feira (Foto: Marcelo Victor)
Governador André Puccinelli recebeu as pesquisadoras nesta terça-feira (Foto: Marcelo Victor)

Criado em 2009, o Geoparque Bodoquena/Pantanal pode estar perto de receber a chancela da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Um geoparque, para a Unesco, é uma área de sítios geológicos de especial importância científica, raridade e beleza, que representa uma região e a sua história geológica, eventos e processos.

Representantes da Rede Global de Geoparques, as pesquisadoras Sylvie Giraud, da Alemanha, e Marie Luise Frey, da França, visitaram durante três dias a região do geoparque e conferiram de perto atrativos turísticos como o Buraco das Araras, em Jardim, e a Gruta do Lago Azul, em Bonito. Detalhes da visita são mantidos em sigilo.

Hoje, as pesquisadoras foram recepcionadas pelo governador André Puccinelli e representantes do conselho gestor. “Checamos se os dados que estavam no dossiê eram realidade, assim como as informações que constam no questionário de avaliação das entidades”, disse Sylvie Giraud ao site governamental Noticias.MS.

O próximo passo será elaborar um relatório com todas as informações da visita e encaminhar até o mês de julho para a Unesco. Os dados serão avaliados até o mês de setembro por um grupo de 12 “experts” da Unesco.

“O resultado com o anúncio da deliberação será divulgado no mês de junho de 2012, no encontro da Rede Global de Geoparques, no Japão”, afirmou Giraud.

Se conseguir a chancela da Unesco, o Geoparque Bodoquena/Pantanal será o segundo das Américas e o 58º da rede mundial de geoparques aprovados pela Unesco.

Nos siga no Google Notícias