ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Meio Ambiente

Usina diz que atua conforme as normas ambientais no Rio Correntes

Denúncias de comunidades apontam escassez de peixes e impactos no turismo local

Por Inara Silva | 17/07/2025 14:58
Usina diz que atua conforme as normas ambientais no Rio Correntes
Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra está localizada na divisa de MS e MT (Foto: Arquivo AGEMS)

A Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, localizada no rio Correntes, informou que atua conforme a legislação ambiental prevista. A unidade está em operação no município de Itiquira (MT) desde 2005 e tem gerado insatisfação entre os moradores das áreas quilombolas de Porto dos Bispos (Sonora/MS) e Porto dos Preto (Itiquira/MT). O rio fica na divisa de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, em operação desde 2005 em Itiquira (MT), afirma que suas atividades no rio Correntes seguem as normas ambientais vigentes. A empresa destaca o apoio a projetos sociais e programas de monitoramento ambiental na região. Moradores das comunidades quilombolas Porto dos Bispos e Porto dos Preto denunciam, através da ONG Ecoa, problemas como escassez de peixes e redução do turismo. A usina, pertencente à Engie Brasil Energia desde 2007, ressalta que suas operações são aprovadas pelo Ibama.

De acordo com a nota enviada pela assessoria de imprensa, todo o trabalho na área é feito sob licenciamento ambiental e inclui o fortalecimento da comunidade, com o apoio a projetos sociais, capacitação de moradores para atividades náuticas, programas de monitoramento ambiental, entre outras ações com foco no desenvolvimento sustentável da região.

Em denúncia veiculada pela organização não governamental Ecoa (Ecologia e Ação), as lideranças locais Ieda Bispo, presidenta da comunidade Porto dos Bispos, e Saulo Moraes, pescador de Porto dos Preto, denunciaram a escassez de peixes e a perda do fluxo turístico, fatos que comprometem a subsistência das famílias na região.

A empresa informou que a usina Ponte de Pedra está incorporada ao parque gerador da Engie Brasil Energia desde 2007 e todas as ações são conduzidas “com responsabilidade socioambiental, seguindo o princípio de "evitar, minimizar e compensar" eventuais impactos ambientais e sociais”, tendo ainda aprovação de estudos ambientais conduzidos por órgãos competentes, como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias