ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Veículos passarão por vistoria contra poluição para obter licenciamento

Por Aline dos Santos | 01/07/2011 16:47
Veículos passarão por vistoria contra poluição para obter licenciamento

Publicado nesta sexta-feira, o Plano Estadual de Controle de Poluição Veicular determina que todos os veículos automotores de Campo Grande deverão passar por inspeção para controle da poluição a partir de abril de 2012.

Conforme o plano, o veículo aprovado receberá o Relatório de Inspeção e Manutenção de Veículos Automotores em Uso – com a informação “Aprovado” que lhe dará o direito de realizar o licenciamento anual junto ao Órgão Estadual de Trânsito desde que atendidos os demais requisitos legais para a expedição do CRLV.

Em caso de reprovação, o relatório também será fornecido e deverá ter a indicação dos itens responsáveis pela reprovação, para serem resolvidos. A inspeção será anual. O veículo aprovado receberá adesivo de “amigo do ar”.

A Capital tem frota de 304 mil veículos. Em janeiro de 2013, a exigência será ampliada para Dourados e Três Lagoas. Já a partir de janeiro de 2014 a inspeção será exigida em todos os veículos automotores de Mato Grosso do Sul. Um estudo deverá definir o valor a ser cobrado pelo serviço.

Atualmente, de Mato Grosso do Sul possui frota estimada de 747.349 veículos. Se comparado a 2003, a frota quase dobrou. Há sete anos, eram 403.191 veículos.

Quanto à estimativa de emissão de monóxido de carbono, observou-se uma redução na emissão estimada total, sendo o período de estudo limitado de 2003 até 2010. O valor inicial é de 42,625 mil toneladas no ano de 2003, reduzindo para 26,624 mil toneladas no ano de 2010.

Programa de I/M (Inspeção/Manutenção) é apontado como principal ação do plano de controle de poluição. O objetivo é a redução da poluição ambiental, melhoria da qualidade do ar nos centros urbanos, redução do número de acidentes e evitar o trafego de veículos sem condições adequadas.

O Detran ainda não definiu o valor da inspeção e não esclareceu se o carro reprovado só ficará sem o selo "Amigo do Ar" ou estará impedido de licenciar o veículo.

Os detalhes sobre o funcionamento devem ser divulgados nos próximos meses, antes que a medida entre em vigor.