ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Veículos passarão por vistoria contra poluição para obter licenciamento

Aline dos Santos | 01/07/2011 16:47
Veículos passarão por vistoria contra poluição para obter licenciamento

Publicado nesta sexta-feira, o Plano Estadual de Controle de Poluição Veicular determina que todos os veículos automotores de Campo Grande deverão passar por inspeção para controle da poluição a partir de abril de 2012.

Conforme o plano, o veículo aprovado receberá o Relatório de Inspeção e Manutenção de Veículos Automotores em Uso – com a informação “Aprovado” que lhe dará o direito de realizar o licenciamento anual junto ao Órgão Estadual de Trânsito desde que atendidos os demais requisitos legais para a expedição do CRLV.

Em caso de reprovação, o relatório também será fornecido e deverá ter a indicação dos itens responsáveis pela reprovação, para serem resolvidos. A inspeção será anual. O veículo aprovado receberá adesivo de “amigo do ar”.

A Capital tem frota de 304 mil veículos. Em janeiro de 2013, a exigência será ampliada para Dourados e Três Lagoas. Já a partir de janeiro de 2014 a inspeção será exigida em todos os veículos automotores de Mato Grosso do Sul. Um estudo deverá definir o valor a ser cobrado pelo serviço.

Atualmente, de Mato Grosso do Sul possui frota estimada de 747.349 veículos. Se comparado a 2003, a frota quase dobrou. Há sete anos, eram 403.191 veículos.

Quanto à estimativa de emissão de monóxido de carbono, observou-se uma redução na emissão estimada total, sendo o período de estudo limitado de 2003 até 2010. O valor inicial é de 42,625 mil toneladas no ano de 2003, reduzindo para 26,624 mil toneladas no ano de 2010.

Programa de I/M (Inspeção/Manutenção) é apontado como principal ação do plano de controle de poluição. O objetivo é a redução da poluição ambiental, melhoria da qualidade do ar nos centros urbanos, redução do número de acidentes e evitar o trafego de veículos sem condições adequadas.

O Detran ainda não definiu o valor da inspeção e não esclareceu se o carro reprovado só ficará sem o selo "Amigo do Ar" ou estará impedido de licenciar o veículo.

Os detalhes sobre o funcionamento devem ser divulgados nos próximos meses, antes que a medida entre em vigor.

Nos siga no Google Notícias