ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

Verão começa com muita chuva repentina, mas sem calorão de 40ºC

Para Campo Grande, a previsão do meteorologista Natálio Abrahão é que termômetros oscilem entre 19ºC e 32ºC

Anahi Zurutuza | 22/12/2019 07:00
Sol entre nuvens no céu azul da Capital; característica do verão são dias parcialmente nublados e chuva a qualquer hora (Foto: Kísie Ainoã)
Sol entre nuvens no céu azul da Capital; característica do verão são dias parcialmente nublados e chuva a qualquer hora (Foto: Kísie Ainoã)

Aos 19 minutos deste domingo (22) começou o verão, com previsão de calor, mas também de chuvas fortes e repentinas. Hoje será o dia mais longo de 2019. A estação dura até às 23h50 do dia 19 de março, quando dia e noite terão exatamente a mesma duração – 12 horas cada.

“As temperaturas são elevadas no solo e no ar, o que favorece as mudanças rápidas nas condições do tempo. As pancadas de chuva são de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, com frequência acima dos 50 km por hora”, descreve o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, no prognóstico para o período de dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Ele explica que o verão passado foi muito influenciado pelo fenômeno El Niño, o que é favorável para a agricultura de Mato Grosso do Sul, já que mantém as chuvas mais regulares e distribuídas do meio para o fim da estação. Mas, desta vez será diferente.

Estão previstos grandes volumes de chuva, principalmente paras as regiões sudoeste, nordeste e centro do Estado. “Entre Dourados e Maracaju e de Dourados a Aral Moreira, com valores médios superiores a 190 mm no mês. Nas regiões Norte, Nordeste e Leste, devem ficar com cerca de 180 mm em cada mês”, completa o meteorologista.

Na previsão de Natálio, Campo Grande e outras 11 cidades podem enfrentar chuvas com volumes acima da média. São elas: Maracaju, Terenos, Bandeirantes, Naviraí, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte e Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Miranda.

O meteorologista faz alerta ainda para tempestades acompanhadas de raios. “É o período do ano de maior incidência, apesar de ocorrer todo o ano esses são os meses de mais continuidade. Esses são os eventos decorrentes das nuvens de trovoadas presentes em toda a estação”.

O prognóstico prevê ainda muito vento. “Devem ocorrer rajadas de ventos acima dos 50 km por hora nas regiões central, sudoeste, sudeste e sul do Estado. Não significa que não ocorra nas demais regiões”.

Temperaturas – Também por conta da fraca influência o El Niño, de acordo com o meteorologista, temperaturas ficam dentro das médias históricas. “Os valores devem ultrapassar máximas de 32ºC. As máximas podem chegar aos 35ºC no leste, norte e oeste. Nas regiões sudeste, sul e sudoeste devem ter máximas em 30ºC e, em alguns casos, atingir 33ºC”.

Para Campo Grande, a previsão é que termômetros oscilem entre 19ºC e 32ºC.

Nos siga no Google Notícias