ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

“Usam palavras de uma pessoa ao léu”, diz Reinaldo sobre operação

Reinaldo Azambuja (PSDB) concedeu entrevista nesta quinta-feira e comentou declarações de corretor que se apresentou à PF

Mayara Bueno | 20/09/2018 09:23
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante discurso. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo).
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante discurso. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo).

Um dia depois do corretor de gado José Ricardo Guitti Gimaro, o "Polaco", prestar depoimento em Brasília à Polícia Federal e negar qualquer contato com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o tucano comentou nesta manhã o assunto, em entrevista à rádio Difusora Pantanal. "Usam as palavras de uma pessoa ao léu", afirmou o governador, sobre o vazamento do conteúdo da Operação Vostok.

Polaco, que se apresentou na segunda-feira à PF, depois quase uma semana foragido, negou sofrer ameaça, descartou ter mantido algum tipo de contato com o chefe do Executivo estadual e disse que as vendas de carne citadas como falsas – a fim de justificar pagamentos de propinas – eram legítimas.

"Ele diz que nunca teve contato comigo, nunca falou comigo e nunca foi autorizado por mim. As pessoas usam a palavra de uma pessoa ao léu".

O governador voltou a criticar a operação, classificada por ele como "midiática e mirabolante" por prender pessoas antes de ouvi-las. Foram 14 alvos de prisão temporária. Azambuja acrescentou que prestará contas e apresentará documentos no processo. "Eu acredito que a verdade sempre prevalece".

Sobre a JBS, Reinaldo disse que, em sua gestão, assinou apenas um Termo de Acordo para concessão de incentivos, não cumprido pela empresa. Os sócios do grupo, Joesley e Wesley Batista, em delação premiada, afirma, não só sobre atual governo, como os anteriores, que pagou propina em troca de benefícios, o que é negado pelo Estado.

"Primeira vez que vejo um grupo falar que vai pagar propina pra pagar mais imposto". O chefe do Executivo estadual disse que, dos R$ 40 milhões pagos pela JBS, em 2017, os cofres estaduais receberam R$ 199 milhões ano passado. Em 2018, "vai passar dos 230 milhões".

Vostok – Os mandados de prisão e os 41 de busca e apreensão haviam sido autorizados pelo ministro Félix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a partir de depoimento dos irmãos Batista. A Operação Vostok foi deflagrada na quarta-feira (dia 12).

No sistema por eles afirmado, o pagamento por Tares (Termos de Acordo de Regime Especial) começou na gestão de Zeca do PT e mantido por André Puccinelli (MDB) e Reinaldo.

Nos siga no Google Notícias