ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

Adiada para mais debates, reforma da Previdência já tem pontos definidos

A previsão é que o parecer seja votado na comissão no dia 2 de maio e a leitura no plenário ocorra no dia 8 de maio

Lucas Junot | 19/04/2017 16:26
Marun, presidente da comissão que trata do assunto na Casa, negociou um acordo com a oposição que acabou adiando a tramitação (Foto: /Reprodução/Agência Câmara)
Marun, presidente da comissão que trata do assunto na Casa, negociou um acordo com a oposição que acabou adiando a tramitação (Foto: /Reprodução/Agência Câmara)

O parecer do relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA) só será votado na Comissão Especial que trata da matéria no dia dois de maio. O presidente da comissão, deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), fez um acordo com a oposição para que não houvesse obstrução durante a leitura. Para isso o parlamentar se comprometeu a fazer sessões de debate na próxima semana.

Os parlamentares definiram um novo calendário de tramitação da matéria. A previsão é que o parecer de Maia seja votado na comissão no dia dois de maio e a leitura no plenário da Câmara ocorra no dia oito de maio.

Para o parlamentar sul-mato-grossense, o adiamento não representa retrocesso. “Não vejo nenhum retrocesso, na verdade é uma otimização de tempo. Poderíamos estar aí perdendo muito tempo e energia para vencer a obstrução que a oposição certamente faria, todavia, tendo celebrado um acordo, fico feliz com esse resultado”, disse.

Parte do parecer chegou a ser lida nesta quarta-feira (19), pelo relator Arthur Maia. Com quase uma hora de apresentação, a reunião foi suspensa para que os parlamentares pudessem participar da ordem do dia no plenário da Câmara. A expectativa é que a leitura seja retomada ainda hoje na comissão especial.

Ponto Pacífico - Entre os pontos já pacificados, o relator adiantou a redução da idade mínima para a aposentadoria das mulheres de 65 anos para 62 anos.

Outra alteração proposta em relação ao texto inicial, enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional, é reduzir de 60 anos para 55 anos a idade mínima de aposentadoria para policiais federais, rodoviários federais, ferroviários federais, civis e os agentes penitenciários.

O relator confirmou ainda a possibilidade de acumulação de aposentadoria e pensão até o limite de dois salários mínimos.

Ainda segundo o relator, após a reforma, deverá ser elaborada uma espécie de lei de responsabilidade previdenciária. A lei “disporá sobre os critérios a serem utilizados para a avaliação permanente do equilíbrio financeiro e atuarial indispensável à sustentabilidade do Regime Geral de Previdência Social”, definiu.

Para evitar a sonegação de contribuições previdenciárias, Maia sugeriu que seja responsabilizado o patrimônio pessoal de gestores quando se verificar a inadimplência por parte de empresas em relação a contribuições previdenciárias.

Protesto - Manifestantes contrários à reforma da Previdência, em sua maioria policiais, impediram a leitura do relatório que ocorreria nesta terça-feira (18), na Câmara Federal. De acordo com o Congresso, eles tentaram invadir a Casa e quebraram vidros da portaria principal, até que foram impedidos pela Polícia Legislativa.

O texto original encaminhado pelo governo previa o fim da aposentadoria especial para a categoria.

Nos siga no Google Notícias