ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Além de passaporte, Saúde sugere regras de biossegurança unificadas

Projetos devem ser apresentados pelo Executivo para análise e votação na Alems, diz Geraldo Resende

Nyelder Rodrigues | 24/09/2021 12:59
Geraldo revela projetos que pretende transformar em lei e que vão unificar regras da covid-19 em MS. (Foto: Idaicy Solano)
Geraldo revela projetos que pretende transformar em lei e que vão unificar regras da covid-19 em MS. (Foto: Idaicy Solano)

Em visita feita nesta manhã ao Campo Grande News, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, revelou em entrevista, que a pasta conjuntamente à governadoria elaboram projetos que serão entregues em breve para análise e votação pelos deputados estaduais na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

"Um deles é o 'passaporte da vacina', onde queremos definir que para participar de eventos com mais de 100 pessoas, o sujeito vai precisar estar vacinado ao menos com a primeira dose. Isso vai ajudar a encontrarmos os que ainda teimam em não se vacinar", explica Geraldo, se referindo aos 130 mil ainda sem dose alguma.

O secretário completa ainda que outro projeto que deve passar pelo crivo do Legislativo sul-mato-grossense é o de unificação das regras de biossegurança no Estado, para padronizar o que deverá ser atendido por empresários e afins em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Outra iniciativa que está em pauta, é a criação do Empresa Segura, que deve certificar com selos de 100% livre da covid-19, as empresas que atenderem aos critérios definidos pelo Governo do Estado. "Já temos parceiros nesse sentido, como a Fiems, e queremos levar isso para outras federações, fazendo uma busca ativa".

Geraldo ressalta a importância da busca ativa como um verdadeiro pente-fino em busca de pessoas que não estão vacinadas e, assim, possibilitar o retorno da atividades cada vez mais próximo da normalidade. "Estamos discutindo também a criação de prêmios para os municípios com os melhores desempenhos", frisa.

Além da covid - Fora a pandemia causada pelo novo coronavírus, a SES encabeça também ações em outras frente, como a de cirurgias em geral. De acordo com Geraldo, a Caravana da Saúde retorna com investimentos de R$ 100 milhões para realizar até 70 mil procedimentos nos próximos três meses, podendo haver renovação.

"São cirurgias represadas antes da pandemia e que se agravaram ainda mais durante o isolamento. Também lançamos o Examina MS, que vai possibilitar diversos exames em locais com déficit nesse setor da saúde público", diz o secretário.

Por ora, apenas hospitais públicos e beneficentes puderam fazer o credenciamento para participar dos projetos, mas logo será aberto também o cadastro para unidades privadas. "A procura já está bastante intensa", conta Geraldo.

Resende ainda aponta para a criação do Bem Nascer, programa que pretende reduzir os números referentes à mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul. "Já estavam em queda, mas com a pandemia, voltaram a crescer, então, precisa dessa atenção especial para que volte a cair, em um combate direto".

Melhorias no pré-natal, com o correto encaminhamento e realização de exames diversos em gestantes serão realizadas, com foco também em microrregiões onde a presença de especialistas da área é verificado. "As mortes de gestantes e puérperas eram de 29, caíram para 19, e depois 16, mas agora subiram para 44 na pandemia".

Nos siga no Google Notícias