ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Alianças só serão fechadas após janela partidária, avaliam deputados

Janela partidária vai abrir dia 7 de março e segue até 7 de abril

Leonardo Rocha | 02/03/2018 12:25
Deputados Rinaldo Modesto, João Grandão, Beto Pereira e Eduardo Rocha, durante sessão (Foto: Assesoria;ALMS)
Deputados Rinaldo Modesto, João Grandão, Beto Pereira e Eduardo Rocha, durante sessão (Foto: Assesoria;ALMS)

Os deputados avaliam que as alianças para eleição deste ano, só serão fechadas a nível estadual, depois da janela partidária, que começa dia 7 de março e termina 7 de abril. Eles alegam que muitas lideranças podem trocar de legenda ou desistir da candidatura, mudando o cenário político.

O deputado Eduardo Rocha, líder do MDB, alega que o momento é de conversa e diálogo entre os partidos, e que o cenário começa a ficar mais evidente, após a janela. "Pode ter mudanças, alguns candidatos desistirem, por isso a partir de abril a questão fica mais nítida".

Já o presidente estadual do PSDB, o deputado Beto Pereira, lembra que o fechamento das alianças segue nos próximos meses. "Tem negociações em andamento e estamos conversando com todo mundo, mas só depois de abril é que vamos começar a bater o martelo", ponderou.

Apoio - O deputado Cabo Almi (PT) garante que o partido terá candidato próprio e vai buscar outras legendas de esquerda para compor a chapa, como o PC do B, mas não descarta chapa pura. "Depois da janela e começo das convenções teremos uma definição melhor, além disto queremos fortalecer as chapas para estadual e federal".

O petista inclusive acena para uma futura "aliança" com PDT, no segundo turno. "A princípio estaremos em campos diferentes, porém quem seguir para segunda fase, pode viabilizar uma parceria com o outro".

Espera - Além da janela partidária, vários partidos esperam a definição nacional de suas legendas. O ex-prefeito Nelsinho Trad (PTB) disse que seu partido deve ter uma posição em março. Mesma situação do DEM, que pode ter candidato próprio para presidente.

O deputado Lídio Lopes, presidente estadual do PEN, contou que o partido está "liberado" para compor nos estados e que vai aguardar a "janela" para escolher o apoio. Já Herculano Borges (SD) adianta que sua legenda está mais perto do PSDB, porém também aguarda a definição do cenário.

Nos siga no Google Notícias