ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Alimentos para diabéticos podem ser isentos de tributos

Mariana Lopes | 02/04/2014 14:32
Senador Moka é o autor do projeto de lei que isenta os tributos de alimentos para dietas de diabéticos
Senador Moka é o autor do projeto de lei que isenta os tributos de alimentos para dietas de diabéticos

Os alimentos usados em dietas para diabéticos, com restrição de carboidratos, gorduras, proteínas, sódio e açúcares, podem ganhar isenção de tributos federais. De acordo com o texto do projeto de lei, aprovado hoje (2) no Senado, reduz a zero as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a contribuição para PIS/PASEP (Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público), para o COFINS (Financiamento da Seguridade Social) e e também de importação.

Segundo o senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB), autor do projeto de lei, a iniciativa teve grande repercussão pelo alto custo dos alimentos no mercado. “Se aprovado pelo Congresso, muitas famílias carentes serão beneficiadas”, defendeu o peemedebista.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) salientou que no Brasil a demanda por este tipo de alimento já é considerável e tende a aumentar em um futuro próximo. Ela argumenta que através de uma Medida Provisória que vigora, mas ainda não foi convertida em lei, já permite a redução a zero das alíquotas de contribuições nas importações de outros produtos.

O senador Paulo Davim (PV-RN), integrante da CAS, destacou que na Europa e na América do Norte já há incentivo para o consumo de alimentos de baixo teor calórico.

A proposta agora vai para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada em decisão terminativa no Senado e, se aprovado, segue para a Câmara dos Deputados.

Nos siga no Google Notícias